Principal aposta da Renault este ano, o Renault Kardian vem conquistando espaço tanto no Brasil quanto em outros mercados da América Latina. Isso porque, fabricado na unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, o SUV compacto deverá ultrapassar as 12 mil unidades exportadas ainda este ano, número que representa um aumento de 31% em relação às estimativas iniciais da marca para o modelo no lançamento.
Com isso, a Renault projeta um crescimento impressionante de 75% nas exportações totais da marca para 2024. Entre os países importadores, a Argentina lidera como o maior mercado consumidor do Kardian. O modelo também tem comercialização em países como Colômbia, México, Uruguai, Paraguai, Guatemala, Costa Rica, Equador e Peru.
“O consumidor latino-americano tem valorizado os atributos inovadores do Renault Kardian. Atualmente, 28% da produção brasileira do modelo já é destinada ao mercado externo”, destacou Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. O Kardian, inclusive, é o primeiro de oito novos modelos que a montadora francesa planeja lançar na região até 2027, reforçando sua presença no segmento.
Destaques do Renault Kardian
O Renault Kardian é o primeiro veículo nacional a utilizar a plataforma Renault Group Modular Platform (RGMP) e registra a estreia da nova identidade visual da marca. Sob o capô, o SUV oferece o motor 1.0 turbo flex, capaz de entregar 125 cv de potência e 220 Nm de torque, com duas opções de transmissão: manual ou automatizada de dupla embreagem. Ambas tem seis marchas. Além disso, os preços no mercado brasileiro variam entre R$ 106.990 e R$ 138.990.
No mercado internacional, o Kardian tem o motor 1.6 aspirado a gasolina de 115 cv. A configuração, aliás, não será oferecida no Brasil. Em todas as versões, por fim, o modelo vem equipado de série com seis airbags. Já as configurações mais completas contam com avançados sistemas de assistência ao motorista (ADAS), agregando ainda mais segurança e tecnologia ao veículo.