O Renault Kardian foi eleito o Carro do Jornal do Carro no Prêmio Mobilidade Estadão 2025. Diferentemente das demais categorias da trilha JC, o Carro do Jornal do Carro é escolhido pelo time da redação. Ou seja, sem a participação de jurados de fora e do público.
O vencedor é a escolha dos especialistas do JC entre os carros que concorrem em todas as categorias. A prioridade é para modelos lançados nos últimos 12 meses – neste ano, a data-limite foi 31 de agosto.
O Kardian foi escolhido por ter plataforma e trem de força modernos, ser espaçoso e oferecer soluções avançadas de conectividade e segurança. O desenho também agradou os profissionais da redação.
Além disso, o SUV compacto marca uma transformação, um novo momento, da Renault no mercado brasileiro, bem como na América Latina. Em resumo, o Kardian reúne o que a Renault tem de melhor.
Kadian estreia nova plataforma global da Renault
Como resultado, além de ser moderno e gostoso de dirigir – a dirigibilidade surpreende –, o SUV traz várias vantagens ante os concorrentes. Entre os destaques, o Kardian estreia a plataforma modular Renault Group Modular Platform no Brasil.
Moderna, a RGMP servirá de base para futuros modelos da marca na América Latina. É o caso da versão definitiva da picape Niagara, cuja produção na Argentina já foi confirmada pela companhia.
O SUV compacto Kardian estreou em março deste ano e elevou o nível de competitividade da Renault no segmento mais disputado do País. O Kardian já é o segundo modelo mais vendido da Renault, atrás apenas do Kwid. Em média, o modelo vem emplacando mais de 3 mil unidades por mês. Porém, com a ampliação da oferta, além da chegada da nova versão de entrada, esse número deve crescer bastante.
Além do estilo moderno por dentro e por fora, o modelo oferece boa dirigibilidade, graças ao conjunto formado pelo motor 1.0 turbo flexível de 125 cv de potência e 22,4 mkgf de torque. Há duas opções de câmbio, manual ou automatizado, ambos de seis marchas.
Internamente, o SUV produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, se destaca pelo console elevado e a pequena alavanca do câmbio automatizado, do tipo e-shifter. Esse sistema é parecido com o de modelos esportivos de alto luxo. O freio de estacionamento é eletromecânico, o quadro de instrumentos é digital, de 7 polegadas e a tela da central multimídia tem 8″.
Entre os sistemas de auxílio à condução, o Kardian traz controle de velocidade adaptativo, que permite acompanhar o ritmo do carro à frente, mantendo uma distância segura, bem como frenagem automática de emergência. Sensor de ponto cego e de obstáculos, assim como auxílio de manobras, que facilita na hora de estacionar, também fazem parte do pacote. Além disso, o Renault se destaca pelo preço muito atrativo, que vai de R$ 106.990, no caso da versão Evolution, com câmbio manual, a R$ 138.990, para a configuração de topo, Première Edition.
Prêmio Mobilidade Estadão 2025
Nesta 5ª edição, concorrem produtos e serviços divididos em 44 categorias em quatro trilhas: Jornal do Carro (que premia os melhores automóveis e picapes), Estradão (que elege os melhores caminhões e vans), MotoMotor (dedicado às motocicletas) e Mobilidade (que premia os melhores dentro do ecossistema de mobilidade). Além disso, há a categoria especial Cidade Destaque em Mobilidade. Veja aqui a lista completa dos vencedores e tudo sobre o Prêmio Mobilidade Estadão 2025.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!