Em breve, uma nova versão do Renault Kardian, novo SUV da marca, estará disponível. Trata-se de uma opção com câmbio manual, confirmada durante o Festival Interlagos 2024. O conjunto, de seis velocidades, é o mesmo utilizado no esportivo Sandero RS, elogiado pelos engates precisos e boa usabilidade.
Vale dizer que uma versão do Kardian com transmissão manual já existe, entretanto, equipa somente modelos para exportação, que tem como destino países como México e Argentina. Além disso, o conjunto é pareado ao motor 1.6 aspirado a gasolina, de 113 cv, não oferecido no mercado brasileiro, que usa a motorização 1.0 turbo.
A transmissão emprestada do antepassado esportivo deverá, no entanto, ser calibrada para uma condução mais urbana. E não com as curtíssimas relações do antigo RS. Além disso, deverá ter ajuste mais suave, tanto de seus engates justos quanto da embreagem, uma vez que a proposta de ambos é bem diferente.
A nova caixa encontrará o motor 1.0 Turboflex de três cilindros, 12 válvulas e injeção direta, com 120 cv de potência e 20,4 mkgf de torque com gasolina, e 125 cv e 22,4 mkgf quando abastecido com etanol. Além disso, o equipamento deverá equipar uma única versão, a Evolution, atualmente disponível com câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas EDC.
Ainda é cedo para falar em valores, mas estima-se que a nova versão do Renault Kardian, equipada com transmissão manual de seis marchas, custe por volta dos R$ 105 mil.
O Jornal do Carro também está no Instagram!