O Latin NCAP, instituição responsável pelos crash-tests de modelos vendidos na América Latina, apresentou novos resultados, em que testou apenas modelos da linha Renault. Foram colocados em testes de colisão os modelos Sandero, Logan, Stepway e seu mais recente lançamento, o crossover Kardian.
Contudo, como Sandero e Stepway são o mesmo carro, o Latin NCAP considerou três modelos, uma vez que, segundo a metodologia dos testes, sedãs e hatches da mesma família passem por apenas um teste. Ainda assim, os resultados foram destoantes, de certa forma. De um lado, o mais novo dos Renault, o Kardian, se saiu bem, conquistando quatro de cinco estrelas possíveis. Já o mesmo não pode ser dito do trio de origens romenas, que zeraram o teste.
Mas falemos do Kardian. Equipado com seis airbags, o modelo conquistou um total de 83% no teste de proteção para adultos, por exemplo. No impacto frontal contra barreira deformável, os bonecos do passageiro e condutor tiveram proteção boa nas áreas da cabeça e da canela direita, enquanto na canela esquerda a proteção foi considerada adequada, entretanto.
Na proteção para crianças, o modelo conseguiu a mesma porcentagem para adultos: 83%. Em proteção lateral, o modelo teve resultados considerados bons, mas em colisão traseira, o resultado foi proteção apenas marginal. Isso se traduz em efeito ‘whiplash’, ou chicote. Outro ponto positivo foi nos sistemas de segurança, com 84%.
Contudo, seu único impedimento para as cinco estrelas foi, segundo o Latin NCAP, o fato de que o Kardian “não está em conformidade com os regulamentos UN127 ou GTR9 para proteção de pedestres”. Isso resultou em apenas 48% de resultado nesse teste. Outro fator que pesou contra o modelo foi não ter um sistema de frenagem capaz de reconhecer pedestres e vulneráveis.
Renault Sandero, Logan e Stepway vão mal nos testes
Avaliados no mesmo teste, e usando unidades diferentes dos modelos para colher resultados para o trio, zeraram o tópico de assistências de segurança, uma vez que não os tem, e seu ESC é um opcional. Além disso, o sistema de aviso de cinto de segurança do motorista e passageiro não atingiu os requisitos do Latin NCAP, resultando em mais uma falha.
Contudo, nem tudo é sinônimo de falha. Em proteção para adultos, os resultados foram bons, com proteção boa para a cabeça dos manequins, e boa proteção para duas pernas e joelho direito do passageiro, por exemplo. Entretanto, o Latin NCAP considerou a estrutura da cabine instável e incapaz de suportar cargas maiores.
No teste de poste, o manequim teve proteção boa e adequada apenas para pélvis e abdómen, com proteção fraca para o tronco e pobre para a cabeça. No fim, quando relacionado ao impacto traseiro, a proteção foi considerada ruim, inclusive. Na proteção para pedestres, os resultados também foram ruins, com 46%. Na interna, os modelos perdem ponto por não terem um botão que desative o airbag do passageiro.
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