Você está lendo...
Renault Koleos chega ao mercado brasileiro no fim deste ano
Avaliação

Renault Koleos chega ao mercado brasileiro no fim deste ano

Avaliamos o Renault Koleos, que trará motor 2.5 de 170 cv e virá para brigar com Hyundai ix35 e Honda CR-V

24 de jul, 2016 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Renault Koleos chega ao mercado brasileiro no fim deste ano
Imenso logotipo da Renault e faróis de LEDs diurnos chamam a atenção

A Renault, cuja maior parte dos modelos oferecidos no Brasil atualmente é de sua subsidiária romena de baixo custo, a Dacia, começará a renovar sua gama no País com a chegada do Koleos, que estará nas lojas do até o fim do ano. Feito na Coreia do Sul, ele vem para concorrer com Honda CR-V e Hyundai ix35, entre outros. O preço não foi definido, mas certamente ficará acima dos R$ 100 mil. Depois dele, virão ainda o “irmão” menor, Kaptur, e o hatch de entrada Kwid.

A versão de topo do Koleos, avaliada nos arredores de Paris, mostra que tem predicados para desafiar a concorrência. Bem equipada, traz de série ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, sensores de ponto cego e obstáculos ao redor do carro e uma tela sensível ao toque de 9” no centro do painel. Semelhante a um tablet, ela controla todas as funções do utilitário com interface simples, ainda que pudesse ter reações mais rápidas aos toques na tela.
GPS e câmera de ré também são de série, mas ainda falta interação com as plataformas CarPlay, da Apple, e Android Auto, previstas apenas para 2017.

Publicidade


Os mostradores também são modernos, com velocímetro e conta-giros agrupados numa tela ao centro do quadro de instrumentos virtual. Configurável, o sistema pode ter a disposição das informações trocadas e até a cor personalizada.

O Koleos é espaçoso, com bom vão para as pernas de quem viaja no banco de trás, ajudado pelo assoalho praticamente plano. O porta-malas é de 600 litros e tem acionamento elétrico da tampa, que pode ser aberta ao passar o pé por baixo do para-choque traseiro.

Visualmente, o carro é imponente. Na dianteira, sobressai o enorme logotipo da Renault. Os faróis têm LEDs diurnos.


Para o Brasil, deverá vir a versão com motor 2.5 a gasolina, que tem 170 cv e até faz um bom trabalho para levar os 1.607 kg do Koleos. As acelerações são progressivas e o utilitário tem bom fôlego, ainda que o câmbio CVT torne a condução um pouco anestesiada. O sistema simula sete marchas, que podem ser trocadas manualmente por meio da alavanca.

“Tranquilão” no acelerar, o Koleos é confortável e silencioso em rodovias, com boa estabilidade em velocidades mais elevadas. O senão é na cidade, onde o 2.5 se mostra ruidoso e vibra muito em baixas rotações.

Numa breve demonstração, o sistema de tração integral funcionou bem, repartindo a força do motor de forma automática em até 50% para cada eixo, distribuição que pode ser fixada por meio de botão e mantida a até 40 km/h. O Koleos é valente em trilhas leves, mas não espere aptidões muito além.


FICHA TÉCNICA

Motor 2.5, 4 cil., 16V, gasolina
Potência (cv) 170 a 6.000 rpm
Torque (mkgf) 23,5 a 4.000 rpm
Câmbio Automático, CVT
Entre-eixos 2,71 metros
Porta-malas 600 litros
Peso 1.607 kg


Deixe sua opinião