Se o Renault Kwid já se vendia como o “SUV dos compactos”, agora o carrinho deu mais um passo nessa direção: ganhou uma versão com apelo visual aventureiro. Batizada de Kwid Outsider, ela se tornou a nova opção de topo da gama, tabelada a R$ 43.990.
A versão já havia dado as caras no último Salão do Automóvel de São Paulo, como show car. Antes do Brasil, foi lançada na Colômbia. As diferenças em relação ao Kwid Intense são meramente estéticas, sem alterações na parte mecânica.
Por fora, os adornos que compõem o visual do Kwid Outsider incluem rack de teto, guarnições cromadas na base dos para-choques, faixas e adesivos laterais, moldura dos faróis de neblina e calotas na cor preta.
A cabine também tem sutis novidades. Os bancos têm um revestimento com ranhuras sextavadas em relevo, que lembram o dos Chevrolet Onix e Prisma LTZ. Portas, volante e pomo da alavanca de câmbio têm detalhes na cor laranja.
- Índia terá SUV derivado do Renault Kwid
- Sedã do Kwid volta a ser considerado pela Renault
- Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no Youtube
Todos esses detalhes foram desenvolvidos pelo time de design da Renault no Brasil. Na Índia, o Kwid tem uma opção aventureira própria, a Climber, com detalhes diferentes – a capa dos retrovisores externos é laranja, por exemplo.
Kwid Outsider tem atualização multimídia
Uma bem-vinda novidade em relação à linha 2018 é a atualização da central multimídia. O dispositivo agradava pelo manuseio intuitivo, mas pecava por não permitir o espelhamento de celulares. Agora, a central Media Evolution reconhece os sistemas Android Auto e Apple Carplay, o que permite rodar aplicativos como Spotify e Waze na própria tela. Por outro lado, deixou de ter navegador GPS próprio.
O item é oferecido nas versões Intense e Outsider e será incorporado aos demais modelos da Renault, incluindo as linhas Logan e Sandero, que chegam no segundo semestre com visual atualizado e opção de câmbio automático do tipo CVT.
A parte mecânica não tem novidades. Nem mesmo a altura da carroceria ao solo foi alterada nessa versão. O motor 1.0 SCe de três cilindros e 12 válvulas rende 70 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 9,8 kgfm a 4.250 rpm. Com gasolina, são 66 cv a 5.500 rpm e 9,4 kgfm a 4.250 rpm. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
No trânsito urbano, o conjunto entrega boa agilidade ao carrinho, graças ao baixo peso. A direção leve e de respostas diretas também agrada. Para extrair mais força, é preciso trabalhar em faixas de giro mais elevadas, sobretudo a partir de 4.000 rpm. Mas o motor responde bem e faz o Kwid deslanchar.
Para a versão Outsider, a Renault divulga consumo rodoviário de 14,4 km/l com gasolina e 10 km/l com etanol. No uso urbano, os números são 13,8 km/l com gasolina e 9,8 km/l com etanol.
O único concorrente direto do Kwid Outsider é o Fiat Mobi Way. Ele traz um motor 1.0 flexível que entrega 75 cv e 9,9 mkgf, com etanol. A versão aventureira do Fiat tem tabela inicial menor, de R$ 41.990. Com os mesmos conteúdos oferecidos pelo Renault, porém, o preço salta a R$ 46.101.
Preços e itens de série de todas as versões do Kwid
Com a estreia da versão Outsider, a linha Kwid passou a ter quatro catálogos: Life, Zen, Intense e Outsider. Não houve mudança nas cores: Orange Ocre (laranja metálico), Branco Marfim (bege), Vermelho Fogo, Branco Neige (branco sólido), Prata Étoile e Preto Nacré.
Kwid Life – R$ 33.290: rodas de 14”, dois air bags laterais, dois air bags frontais, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, predisposição para rádio, desembaçador do vidro traseiro e indicadores de troca de marcha e de condução.
Kwid Zen – R$ 38.790: acrescenta direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, limpador e lavador do vidro traseiro e rádio com Bluetooth e entradas USB e auxiliar.
Kwid Intense – R$ 41.890: acrescenta retrovisores elétricos, faróis de neblina cromados, central multimídia Media Evolution com Android Auto, Apple Carplay e câmera de ré, abertura elétrica do porta-malas e chave dobrável.
Kwid Outsider – R$ 43.990: acrescenta rack de teto, skis frontal e traseiro, moldura do farol de neblina, proteção lateral, calotas na cor preta, detalhes na cor laranja no volante, câmbio, portas e bancos.