Renault Kwid zera pontuação em crash test

Renault Kwid ficou com zero estrelas no teste de colisão; Renault Brasil diz que Kwid nacional será mais seguro

Por 17 de mai, 2016 · 4m de leitura.
Na imagem, colisão do primeiro teste rompeu até a coluna A do veículo

A Global NCAP realizou testes com um dos próximos lançamentos para o Brasil, o Renault Kwid. O compacto feito inicialmente na Índia não passou nos testes de colisão. Avaliado sem air bag, como vem de série no país asiático, ficou sem nenhuma estrela na proteção para adultos e duas para crianças, de cinco possíveis.

Após o teste, a Renault afirmou que fez melhorias no carro e foram realizados dois novos testes, um sem air bag e outro com. No primeiro a pontuação continuou igual, mas com mudanças em detalhes técnicos.


A estrutura frontal não colapsou por completo, mas não aguentaria novos impactos. Os peritos da Global NCAP também verificaram que os reforços que a Renault afirmou ter feito foram aplicados apenas no lado do motorista e não no do passageiro também.

No caso da versão com air bag – apenas para o motorista – a pontuação de estrelas continuou igual: zero para os ocupantes dianteiros e duas para crianças no banco traseiro. A baixa pontuação foi explicada por um alto nível de compressão na área do peito do boneco de teste. Em comunicado, a Renault Índia afirmou que irá realizar mais melhorias no Kwid.

Kwid brasileiro será melhor. Prestes a chegar ao País como uma das novidades da Renault durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, o compacto terá uma série de melhorias estruturais em relação à versão indiana, que devem deixá-lo cerca de 200 quilos mais pesado.


“O Renault Kwid fabricado no Brasil é desenvolvido pela Renault Technology America (RTA) e atenderá à legislação brasileira em termos de segurança, trazendo de série equipamentos como ABS e airbags. A estratégia da Renault prevê a utilização de uma plataforma mundial em seus modelos, mas com desenvolvimento específico para cada mercado”, informou a marca em comunicado oficial.