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Renault lança elétrico com autonomia de 400 quilômetros
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Renault lança elétrico com autonomia de 400 quilômetros

Zoe 40 de autonomia estendida é um dos destaques da marca no Salão de Paris, que começou neste sábado

02 de out, 2016 · 3 minutos de leitura.

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 Renault lança elétrico com autonomia de 400 quilômetros
Zoe mostra aposta da Renault no futuro eletrificado

O Zoe 40, uma das atrações da Renault no Salão de Paris, que começou neste sábado (1º), mostra o engajamento da montadora na massificação do carro elétrico. A aliança Renault Nissan, da qual faz parte a marca, é líder mundial nesse segmento.

A nova versão do hatch, que já está chegando às lojas europeias, tem autonomia declarada de 400 quilômetros, o dobro da única configuração que estava disponível até então, e que continua à venda. “Esse foi o número obtido em testes. Em condições reais, o modelo chegará facilmente aos 300 km”, disse o presidente da montadora, Carlos Ghosn.

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As “condições reais” significam um circuito combinado de cidade e estradas. Para obter a autonomia extra, a Renault incorporou ao carro um novo pack de baterias, com potência de 44 kWh – ante os 22 kWh do Zoe de entrada.

Conforme a Renault, esse novo pack não representou aumento significativo de peso para o Zoe 40. Além disso, o tempo de recarga é o mesmo. Para ter 80 km de autonomia, por exemplo, são necessárias meia hora de recarga em estações de postos instalados pela Europa.

Para Ghosn, a eletrificação é inevitável no futuro do automóvel. Ele ressaltou a importância dos incentivos governamentais, algo que ainda é bastante precário no Brasil. Por isso, o executivo acredita que o carro elétrico ainda é uma realidade bem distante no País.


“A China, também por causa do investimento das pequenas empresas locais em carros elétricos, já é líder mundial no segmento”, falou. “E essa liderança deverá ser ampliada, porque os incentivos governamentais são muito bons no país.”

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Energia solar se integra ao sistema de recarga do veículo elétrico

Como as placas fotovoltaicas ajudam a realimentar as baterias e a reduzir os custos do consumo de energia?

17 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A energia solar tem se mostrado uma ótima alternativa para a recarga de veículos elétricos. Afinal, ela possibilita o carregamento do automóvel em casa ou em outro local com estrutura fotovoltaica.

“É importante observar que o tamanho da bateria do carro pode influenciar diretamente no dimensionamento dos painéis necessários”, diz Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Cada modelo possui uma capacidade de armazenamento diferente, o que impacta no sistema ideal para fazer a recarga.”

A eletricidade gerada nos painéis solares está no formato de corrente contínua (CC). Mas a maioria dos aparelhos elétricos usa a chamada corrente alternada (CA). Daí a necessidade do inversor solar. 

Como o nome indica, esse aparelho é responsável por converter a eletricidade em corrente contínua dos painéis em alternada. Dessa maneira, permite que a bateria do carro elétrico seja realimentada.

Vantagens

“Se for superior ao consumo, a energia gerada poderá ser armazenada em baterias. Ou, dependendo do tipo de sistema, é enviada de volta para a rede elétrica”, explica Delatore.

Ele destaca que o número de placas solares está diretamente ligado à potência necessária para o sistema atender às necessidades do local. Quanto mais placas, maior a potência do sistema.

“Dependendo do ponto onde as placas serão instaladas – no telhado, por exemplo –, o espaço disponível pode limitar a quantidade de painéis solares”, afirma.

Além de reduzir as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade, a integração de módulos fotovoltaicos aos carros elétricos diminui os custos e a frequência de recarga das baterias.

Assim, a energia solar baixa os custos de recarga em até 74% em comparação aos veículos com motor a combustão, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Veja outras vantagens para recarregar o carro elétrico com painéis solares:

  • Economia. Os custos de carga das baterias podem ser drasticamente reduzidos, chegando a praticamente zero quando se utiliza energia solar.
  • Sustentabilidade. A energia fotovoltaica é renovável e limpa, contribuindo para a redução do impacto ambiental associado ao transporte.
  • Contra aumentos. Em época de estiagem e aumentos nas tarifas de luz, o sistema fotovoltaico ajuda a diminuir os custos.
  • Vida útil. Alguns painéis solares possuem garantia de 12 anos contra defeito de fabricação e 25 anos de garantia de produção linear de energia.

Algumas empresas de logística vão além. Elas estão instalando painéis solares na própria superfície dos veículos elétricos de sua frota. Então, essa tecnologia consegue transferir diretamente a energia para as baterias.