Renault, Nissan e Mitsubishi propõem recomeço para a aliança

Depois dos escândalos de Carlos Ghosn, CEOs das três empresas da aliança formarão nova diretoria que fiscalizará operações

aliança Renault Nissan Mitsubishi
Jean-Dominique Senard (Renault), Thierry Bollore (Renault), Hiroto Saikawa (Nissan) e Osamu Masuko (Mitsubishi) Crédito: Crédito: Kim Kyung-Hoon/Reuters

Depois da tempestade, a promessa de tempos melhores. As acusações de má conduta financeira contra Carlos Ghosn abalaram a aliança formada pelas montadoras Renault, Nissan e Mitsubishi. Mas é hora de seguir em frente. Os CEOs das três marcas anunciaram a criação de uma nova diretoria operacional para a aliança. Na prática, é como se fosse um recomeço.

A decisão foi anunciada por quatro executivos. Da parte da Renault, o presidente Jean-Dominique Senard e o CEO Thierry Bolloré. Pelas japonesas, o CEO da Nissan, Hiroto Saikawa, e o CEO da Mitsubishi, Osamu Masuko.

+ Carlos Ghosn sai da prisão no Japão após o pagamento de fiança

+ Novas suspeitas contra Ghosn envolvem repasses a empresário saudita

A nova diretoria será formada pelos CEOs das três empresas e supervisionada por Senard. Haverá reuniões mensais em Tóquio ou Paris. Caberá a ela fiscalizar todas as operações financeiras da aliança. Não haverá, porém, alterações na estrutura das três fabricantes, que manterão sua independência.

Nova aliança substituirá joint ventures afetadas pelo caso Ghosn

A ideia das montadoras é que a nova diretoria substitua as outras joint ventures da aliança. Elas incluem a Renault-Nissan BV, com sede na Holanda, e a Nissan-Mitsubishi BV. Ambas estão sob investigação no caso Carlos Ghosn.

Em janeiro deste ano, a Nissan e a Mitsubishi acusaram Ghosn de ter recebido cerca de US$ 9 milhões (R$ 36 milhões) da Nissan-Mitsubishi BV de forma indevida. O propósito da joint venture era pagar gratificações a funcionários. Mas, aparentemente, Ghosn usou dinheiro em benefício próprio.

Ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


OFERTA EXCLUSIVA

Nissan Kicks 1.6 SV CVT