Redação

17/09/2018 - 4 minutos de leitura.

Renault Sandero atinge marca de 1 milhão de unidades no Brasil

Hatch compacto Sandero começou a ser produzido no Paraná em 2007 e é o modelo mais vendido da Renault no País

Crédito: Renault/Divulgação Crédito:

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O Renault Sandero acaba de completar a marca de 1 milhão de exemplares fabricados no Brasil. O modelo foi lançado no País em 2007 e hoje é o carro mais vendido da marca. Desse volume, cerca de 200 mil unidades foram exportadas para os vizinhos Paraguai, Uruguai e Argentina.

Fruto de um projeto da romena Dacia, subsidiária da Renault dedicada a modelos de baixo custo para países em desenvolvimento, o Sandero conquistou seu lugar ao sol com uma cabine espartana, mas muito espaçosa, a um preço competitivo. São os mesmos trunfos que consagraram o Logan, sedã compacto do qual ele deriva.

No início, contava com motores 1.0 e 1.6, ambos com 16 válvulas e potências de 77 cv e 112 cv, respectivamente. A versão Stepway, com apelo aventureiro, surgiu em 2008 e ampliou o apelo do modelo junto ao público jovem.

Continua depois do anúncio

Aprimoramentos

Se o visual não era um primor, causava menos estranheza que o do desajeitado Logan. Em 2011, retoques na dianteira e a oferta de câmbio automático deixaram o carro um pouco mais interessante.

Mas foi em 2014 que o Sandero desabrochou. Ao chegar à segunda geração, sobre nova plataforma, o Renault ficou muito mais bonito e ganhou painel reformulado.

Dois anos mais tarde, a estreia de uma nova família de motores de origem Nissan – 1.0 de três cilindros e 82 cv e 1.6 de 118 cv – melhorou desempenho, consumo e nível de ruído, encurtando a distância que separava o hatch dos concorrentes do segmento.


Versões, séries e edições especiais

Uma das marcas do Sandero foi a quantidade de séries limitadas e edições especiais. A Quiksilver aproveitou o apelo da marca de surf e streetwear junto ao público jovem, enquanto a Tweed trazia bancos revestidos com uma inusitada padronagem pied-de-poule. Já a GT-Line tinha discreto apelo esportivo – mas apenas no visual.

Esportividade de verdade, aliás, o Sandero só passou a entregar em 2015, com a chegada da versão RS. O motor 2.0 de 150 cv, a suspensão e os freios foram retrabalhados pela divisão Renault Sport. O resultado é um Sandero “nervosinho” que acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos e chega a 202 km/h.

Futuro

Para o ano que vem, espera-se outra reestilização das linhas Logan e Sandero. As imagens do novo visual já foram registradas pela marca no INPI. O interior também deve receber melhorias sensíveis, a exemplo do que ocorreu com o SUV Duster, outro filho da Dacia, no mercado europeu.


A propósito, Logan, Sandero e Duster deverão ser os últimos modelos do portfólio da Renault vindos da Dacia. A tendência é que o estilo das duas marcas tome caminhos separados, reforçando as diferenças entre elas.

Notícias relacionadas

Lançamentos

BYD King, sedã híbrido rival do Corolla, estreia em breve no Brasil

Notícias

Tesla revela novo Model 3 com desempenho impressionante

Notícias

Híbrido flex da Stellantis: veja quando chega e como funciona

Notícias

Mitsubishi L200 ganha série com internet Starlink, de Elon Musk

OFERTAS 0KM
De R$ 94.190,00 por R$ 86.990,00 OU

Hyundai HB20S Comfort Plus MT

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

De R$ 106.890,00 por R$ 97.990,00 OU

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Taxas a partir de 0,99% com saldo em 36 meses

Hyundai Creta New Generation N Line

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

VER TODAS AS OFERTAS