
Que o Renault Clio francês é bem mais interessante que o nosso, você já sabia: quando a marca optou por fabricar aqui os modelos Logan e Sandero, da subsidiária romena Dacia, o compacto de outrora ficou relegado a segundo plano, estacionado na segunda geração, enquanto na Europa se vende a quarta. E eis que o Clio europeu acaba de ganhar uma versão ainda mais especial.
Trata-se do conceito Clio RS 16, preparado pela divisão Renault Sport em comemoração aos seus 40 anos. Ele usa o mesmo conjunto mecânico do Mégane RS 275 Trophy – que inclui um motor 2.0 turbo de 275 cv e um câmbio manual de seis marchas, além do sistema de freios com pinças vermelhas e discos de 350 mm.
O visual ficou bem mais invocado, com direito a uma vistosa pintura amarela, rodas de liga leve de 19″, saias e entradas de ar laterais e um grande aerofólio traseiro. Os faróis de neblina são de LED e há apliques em tom preto brilhante no teto, espelhos retrovisores e outros detalhes.
A apresentação oficial será no final de junho, durante o Festival de Goodwood, na Inglaterra. Por enquanto, trata-se apenas de um protótipo comemorativo – mas, se for bem recebido, pode até vir a ganhar uma versão de produção.