A Renault deu algumas pistas dos carros que vai lançar este ano ao redor do mundo. Durante a apresentação dos resultados financeiros de 2024, o CEO do grupo francês, Luca de Meo, revelou que três carros inéditos vão chegar aos mercados globais: um SUV médio, um compacto a combustão e outro elétrico ‘popular’. E um deles, ao menos, virá ao Brasil.
Este modelo em questão é o utilitário acima do Duster para competir com Jeep Compass, Corolla Cross e companhia. O utilitário, que pode ser chamado de Boreal, vai usar a plataforma do Kardian e pode ter a produção em São José dos Pinhais (PR).
O CEO da marca também afirmou que o SUV terá opções “térmica e híbrida”, o que sugere uma versão a combustão, movida pelo motor 1.3 turboflex, já nacionalizado, nas opções base e com eletrificação leve nas mais caras. A estreia por aqui deve acontecer, no entanto, somente no segundo semestre.
Os outros dois veículos ainda são envoltos em mistério. Um deles, de acordo com Meo, terá o papel parecido com o Kwid E-Tech ou/Dacia Spring, de ser a porta de entrada para o mundo dos carros movidos a bateria. Só não ficou claro se será um substituto ou se vai conviver com os subcompactos.
Assim como Renault 5, Twingo e Renault 4, a terceira e última novidade também será uma revisitação ao passado, mas, claro, com um quê das modernidades atuais. Terá motorização a combustão bem como uma variante híbrida.
Renault e companhia
Ademais, outros lançamentos já são conhecidos. Um é o próprio Renault 4, apresentado em outubro do ano passado durante o Salão de Paris (França). O Dacia Bigster, um SUV de sete lugares, já está em pré-venda em alguns mercados europeus. Em maio, surge a versão final do Alpine A390, um crossover elétrica da submarca de luxo da Renault.
Em 2026, a fabricante francesa vai ter o Twingo novamente nas ruas europeias, mas agora o carrinho pegada retrô é elétrico e com interior futurista. Por, a Renault também confirma que terá dois carros reestilizados.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!