Comuns na Europa, os
quadriciclos grandes, na maior parte elétricos, podem rodar legalmente por ruas
e algumas estradas, mas não precisam passar por testes de impacto para atestar
a segurança de seus ocupantes. Ainda assim, a EuroNCap jogou contra a parede
quatro modelos, incluindo o badalado Renault Twizy, e os resultados não foram nada
animadores.
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Nenhum dos testados atingiu o
nível mínimo de segurança exigido para automóveis, apesar de rodarem no mesmo
ambiente que eles. O Twizy até foi o melhor, por ser o único a ter um airbag
para o condutor, mas a estrutura se mostrou rígida demais e não há área de
deformação externa, transferindo boa parte do impacto para o corpo dos
ocupantes.
Os Ligier IXO e Tazzari Zero têm
cintos de segurança, mas no primeiro, ele se soltou da estrutura, e no segundo,
a tira se rompeu. Já o Club Car Village ficou totalmente destruído após a
batida a 50 km/h, já que ele é, literalmente, um carrinho de golf com placas.
Ainda não há legislação que obriguem esses modelos a terem um nível
mínimo de segurança, mas com a ação, a EuroNCap espera forçar uma mudança no
continente europeu. Veja o vídeo da entidade sobre os testes.