Renault Salão de Paris
DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

Renault vai lançar novo SUV híbrido flex no Brasil em 2025

Futuro SUV da marca será feito no Paraná e vai colocar a Renault em disputa inédita contra Corolla Cross, Compass, Taos e cia

Por Diogo de Oliveira 15 de out, 2024 · 4m de leitura.

Dona da casa no Salão do Automóvel de Paris, a Renault mostrou sua força nesta edição 2024 com grandes lançamentos, entre eles, dois elétricos que prometem revolucionar este mercado. O Renault 5, releitura do clássico lançado nos anos 1970, e o Renault 4, outro ícone da marca que fez sucesso até fora da Europa – na Colômbia, por exemplo, ganhou o apelido de “o amigo fiel” (“el amigo fiel”). Mas o Brasil, terceiro maior mercado da Renault no mundo, também receberá novidades.

Salão de Paris
Renault não quer mais vender carros da Dacia no Brasil (DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO)

Já faz algum tempo que a montadora sinalizou que vai investir em um novo SUV no País. Por algum tempo, aventou-se que seria uma versão Renault do inédito Bigster, SUV revelado pela Dacia nesta edição do motorshow francês. Mas não: a marca planeja um modelo inédito, maior que o Duster e com o DNA da marca. Pois a novidade estreia no segundo semestre de 2025, antes da picape baseada no conceito Niagara, que será feita na Argentina a partir de 2026.


Renault Salão de Paris
Dacia Bigster (DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO)

Novo SUV nacional da Renault será híbrido flex

Por ora, executivos da Renault não comentam sobre os planos para o Brasil. Oficialmente, a montadora garante que o futuro modelo não será o Bigster. Faz sentido, afinal, a Renault não quer mais vender carros da Dacia com o logotipo do losango. No Salão, conversamos com o chefe da Renault na América Latina, Luiz Fernando Pedrucci, que disse: “Vamos lançar a picape, que é maior que a Oroch, veículos adaptados, híbridos, e vamos ter os ícones da marca, mas o foco serão os novos produtos com localização de componentes. A partir do Kardian virão novos modelos”, resumiu.

Renault
Picape Niagara chegará ao Brasil em 2026 (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Pois o sistema híbrido flex virá justamente de outros modelos que a marca já comercializa em outros mercados. Entre eles, um dos carros que já foram muito cotados no Brasil parece ser a peça-chave: o SUV-cupê Arkana. O modelo, a princípio, tem uma versão híbrida leve de 48 volts com o motor 1.3 TCe turbo, que no Brasil já equipa Oroch e Duster. Aqui, o motor é flex e rende 170 cv de potência e 27,5 mkgf de torque máximo. No Arkana, que será lançado em breve na Argentina, são 160 cv.

*O jornalista viajou para Paris a convite da Renault do Brasil

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se