Se você é dono de um Renault clássico e antigo, temos boas notícias. Ainda que, para tais notícias serem efetivamente boas, você precise ir à França. Assim, para ajudar na conservação desses veículos históricos, a montadora francesa lançou o serviço ‘Originals’, um programa que facilita o acesso a peças de reposição oficiais para seus modelos icônicos.
![](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2025/02/15105342/image.png.webp)
O serviço conta com um trio de fornecedores especializados: a Melun Retro Passion, a Arnaud Ventoux Pièces, responsável por peças de carros esportivos; e a ASCI Sellerie, que cuida do estofamento interno. Além disso, a marca disponibilizou gratuitamente 50 manuais de reparo em seus arquivos e oferece tutoriais online para auxiliar os proprietários na manutenção e restauração dos veículos.
A iniciativa se soma ao serviço de certificação e documentação lançado pela Renault em 2022, permitindo que donos de modelos clássicos obtenham informações detalhadas sobre chassi, motor, câmbio e até mesmo as opções de pintura e cores originais, por exemplo. Além disso, esse movimento reforça o compromisso da montadora com a preservação de sua herança automotiva.
![](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2025/02/15105400/image.png.webp)
Para ampliar ainda mais esse suporte, a montadora planeja abrir oito oficinas ‘Originals’ na França, visando expandir para 25 unidades, cobrindo 80% do país. A meta é que cada proprietário tenha acesso a um especialista a no máximo 100 km de sua residência. Além disso, a marca pretende lançar o serviço internacionalmente em um futuro próximo.
![](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2025/02/15105447/image.png.webp)
“É uma forma de protegermos nossa herança automotiva compartilhada, para podermos passá-la para as gerações futuras”, afirmou Arnaud Belloni, chefe de marca da Renault. Com essa iniciativa, a Renault reforça seu compromisso com os apaixonados por carros clássicos e mantém viva a história de seus modelos mais emblemáticos.
O Jornal do Carro também está no Instagram!