Renegade
Jeep/VW/Divulgação

Renegade 1.3 turbo ou T-Cross Sense? Veja os detalhes dos SUVs

Comparamos a linha 2025 do Jeep Renegade e o atual líder dos SUVs compactos no Brasil, o renovado Volkswagen T-Cross

Por Vagner Aquino 29 de jul, 2024 · 8m de leitura.

Publicidade

Ford EcoSport e Renault Duster eram os únicos concorrentes do Jeep Renegade quando o SUV estreou no Brasil, em 2015. De lá para cá, no entanto, muita coisa mudou. Inclusive, a lista de adversários. A Volkswagen, por exemplo, demorou a colocar seu exemplar na prateleira, mas hoje lidera o segmento.

E é de olho nisso que resolvemos elaborar um comparativo técnico para mostrar o que oferecem as versões de entrada dos SUVs que ganharam linha 2025 recentemente. Afinal, Renegade 1.3 turbo ou T-Cross Sense?

A começar pelo visual, gosto é relativo. Mas, ambos resolveram manter a receita. Enquanto o T-Cross mexeu em detalhes da dianteira, traseira, rodas e interior apenas nas versões mais caras, o Renegade preferiu se manter intocável em toda a gama. O modelo da Stellantis, nesse ínterim, mexeu apenas nos preços, equipamentos e versões.

Publicidade


Renegade
Jeep/Divulgação

Por falar em preço, o Renegade fica na vantagem. Enquanto seu modelo de entrada (sem sobrenome, apenas chamado de 1.3 Turbo) baixou para R$ 115.990, o Volkswagen custa R$ 119.890 na versão Sense. Lembrando que, em ambos os SUVs, as respectivas versões de entrada podem, portanto, ganhar desconto para pessoas com deficiência (PCD).

T-Cross
Volkswagen/Divulgação

Publicidade


Renegade é o mais potente da categoria

Na motorização, portanto, enquanto o Renegade oferece o motor 1.3 turboflex de até 185 cv e 27,5 mkgf de torque, o modelo da VW também conta com tecnologia turboflex, mas, tem números menores. Seu propulsor, afinal, é 1.0, com três cilindros e 128 cv de potência máxima. O torque, contudo, também é menor: 20,4 mkgf. Em ambos, o câmbio é automático com seis marchas. Isso se traduz em melhor desempenho no Renegade. Com etanol no tanque, por fim, faz de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e registra 210 km/h de velocidade máxima. Respectivamente, o T-Cross crava 10,1 segundos e 187 km/h nas mesmas condições.

Em contrapartida, se o desempenho é pior no T-Cross, o SUV da VW compensa no consumo. Enquanto faz até 14,3 km/l em trajeto rodoviário, com gasolina no tanque, o rival faz 12,7 km/l nas mesmas condições. Na cidade, em síntese, com etanol, os números caem para, respectivamente, 8,2 km/l e 7,7 km/l.

Tamanho

Em medidas, a princípio, vantagem para o Renegade em quase todos os aspectos. O Jeep tem maior comprimento (4,27 metros contra 4,20 m) e porta-malas maior (385 litros contra 373 l), no entanto, perde no espaço entre-eixos. São, a princípio, 2,65 metros no T-Cross e 2,57 m no adversário. A contrapartida é que tais números tornam o Renegade mais pesadão. Tem 1.476 kg – 236 km a mais que o concorrente.

Publicidade


Equipamentos

Por fim, a lista de equipamentos é mais vasta no Renegade. O modelo tem ainda a vantagem de contar com diversas versões no portfólio – seis e uma série especial, contra quatro do T-Cross. E, a cereja do bolo, é a opção de tração 4×4 no Renegade, inexistente em todos os demais modelos da categoria. Confira abaixo os principais itens de série em ambos os SUVs.

Jeep Renegade 1.3 Turbo

  • Motor T270 turboflex de 185 cv
  • Câmbio automático de 6 marchas
  • Jeep Traction Control +
  • Controles de estabilidade e tração
  • 6 Airbags
  • Faróis full LEDs e lanternas de LEDs
  • Ajuste do volante em altura e profundidade
  • Apoia-braço com porta objetos
  • Ar-condicionado
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Computador de Bordo
  • Entrada USB para os ocupantes do banco traseiro
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Freios a disco nas 4 rodas
  • Assistente de partida em rampa
  • Limitador de velocidade
  • Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro
  • Piloto automático
  • Rodas em liga leve com 17″
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
  • Sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor)
  • Tomada 12V
  • Vidros elétricos nas 4 portas com one touch
  • 5 anos de garantia
Renegade
Jeep Renegade em sua versão Sahara (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Opcional – Pack Tech, por R$ 2.300: frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, monitoramento de mudança de faixa, câmera de ré, central multimídia de 7”, conectividade sem fio Android Auto e Apple Carplay.

Publicidade


Volkswagen T-Cross Sense

  • Motor 200 TSI turboflex de 128 cv
  • Câmbio automático de 6 marchas
  • 6 Airbags
  • Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Computador de bordo
  • Controle eletrônico de estabilidade e de tração
  • Bloqueio do diferencial
  • Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função “Tilt down” no lado direito
  • Assistente de partida em rampa
  • Lanternas traseiras parcialmente de LEDs
  • Rodas de aço com 16″
  • Preparação para farol de neblina
  • Rack de teto longitudinal na cor preta
  • Regulagem do facho do farol
  • Sensores de estacionamento traseiros
  • Sistema “Start & Stop”
  • Temporizador do limpador do para-brisa, com sensor de luz
  • Tomada 12V
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch nos dianteiros
  • Volante de direção multifuncional
  • 3 anos de garantia
VW T-Cross Highline 2025
Volkswagen T-Cross em sua versão Highline (Daniel Teixeira/Estadão)

Opcional – Pacote Plus, por R$ 100: Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e sistema de som touchscreen “Composition Touch” com APP-Connect.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Publicidade


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Publicidade