Nícolas Borges
Até julho, o Idea era o terceiro colocado em vendas entre os monovolumes – o líder é o Honda Fit e o segundo lugar pertencia ao Meriva. Após ser renovado em agosto, a situação se inverteu e o Fiat fechou o acumulado do ano (de janeiro a setembro) com cinco unidades à frente do Chevrolet – antes, perdia por uma diferença de mais de mil unidades. Colocamos os dois modelos para brigar e também neste comparativo o Idea venceu o Meriva por pouco.
Comparamos a versão 1.6 Essence do Fiat com a 1.4 Joy do Chevrolet. A principal vantagem do Idea está no novo motor 16V E.torQ. O propulsor da Fiat Powertrain Technologies (FPT) gera até 117 cv e 16,8 mkgf de torque, ante os 105 cv e 13,3 mkgf do 1.4 Econo.Flex do Meriva. Nos preços sugeridos, o Fiat sai na frente, mas engana. Seus R$ 45.610 não incluem o ar-condicionado e vidros traseiros elétricos, ao contrário do concorrente, que parte de R$ 47.321.
Fora isso, a reestilização deixou o visual do Idea bem mais atraente que o do Chevrolet que, se não está ultrapassado, já demonstra um certo cansaço. Salvo detalhes, o desenho do Meriva é o mesmo desde 2002. No mais, os rivais estão equilibrados. Veículos de vocação familiar, ambos oferecem cabines espaçosas apesar de terem tamanho reduzido (ao redor de 4 metros de comprimento). Os acabamentos se equivalem na qualidade dos materiais, mas há um toque adicional de requinte no Fiat.
Na suspensão, os dois se mostram confortáveis, mas o Meriva se destaca por ser um pouco mais firme. Já o Idea não esconde a origem da família Palio (a base é a mesma da perua Weekend), que inclina bastante nas curvas. Mas o que incomoda mesmo é o para-choque muito baixo, que raspa com facilidade até ao passar em valetas.
Confira aqui a galeria de fotos deste comparativo.