Para levar a família e toda a bagunça das crianças sem aperto e com mais estilo, a JAC acaba de reformular a minivan J6. A versão Diamond, de topo, tem sete lugares, motor 2.0 16V a gasolina de 136 cv e câmbio manual de cinco marchas. É ela quem chama para a briga a veterana Nissan Grand Livina, que, assim como a chinesa tem preço sugerido de R$ 59.990, e a Chevrolet Spin LTZ, tabelada a R$ 59.190. Mas as duas nacionais vêm com câmbio automático.
Esse é um dos motivos que ajudaram a sucessora da Zafira a se sair melhor. A Spin tem ainda mais recursos tecnológicos, além de seguro e custo de manutenção mais em conta que as duas concorrentes.
Leia também: Renovado, Logan desafia Grand Siena e Prisma
S10 ganha novo motor para enfrentar Ranger e Hilux
Na J6, que ficou em segundo lugar no comparativo, o motor tem força suficiente para mover os 1.500 quilos da minivan. Ele é melhor que o 1.8 8V flexível de até 106 cv da Chevrolet que, mesmo tendo de manejar 1.263 kg, deixa a desejar. O câmbio automático de seis velocidades não ajuda a dar disposição à Spin, mesmo esticando demais as marchas.
A Nissan, que também utiliza um 1.8 16V bicombustível, de até 126 cv, vai bem nas acelerações. O problema é o câmbio antigo de apenas quatro marchas.
EVOLUÇÃO
As atualizações caíram bem na J6. No interior, o novo acabamento e volante agregam conforto à cabine. Mas a JAC ainda fica devendo ao modelo da Chevrolet, que tem o sistema multimídia MyLink entre os itens de série. JAC e Nissan só contam com rádio com tocador de arquivos MP3.
Em relação à ergonomia, as três minivans vão mal. Mas todas têm banco do motorista com ajuste manual.
ESPAÇO
A J6 é maior que as duas rivais tanto no comprimento quanto na capacidade do porta-malas. E tem tem 15 cm a mais de entre-eixos.
Com a terceira fila de bancos está em uso, o bagageiro da JAC leva 198 litros. São 26 a mais que na Spin e 65 que na Grand Livina. O espaço nessa fileira é igualmente mínimo nos três carros.
1º CHEVROLET SPIN LTZ
Raio-X
Preço sugerido: R$ 59.190
Motor: 1.8, 4 cil., 16V, flexível
Potência*: 108 cv a 3.000 rpm
Torque*: 17,1 mkgf a 3.200 rpm
Câmbio: Automático, seis marchas
Peso: 1.255 quilos
Seguro**: R$ 1.828,34 (Sul America); R$ 2.365,34 (Porto Seguro)
2º JAC J6 DIAMOND
Raio-X
Preço sugerido: R$ 59.990
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, gasolina
Potência: 136 cv a 5.500 rpm
Torque: 19 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: Manual, cinco marchas
Peso: 1.500 quilos
Seguro**: R$ 1.988,75 (Sul America); R$ 2.545,35 (Porto Seguro)
3º NISSAN GRAND LIVINA SL
Raio-X
Preço sugerido: R$ 59.990
Motor: 1.8, 4 cil., 16V, flexível
Potência*: 126 cv a 5.200 rpm
Torque*: 17,5 mkgf a 4.800 rpm
Câmbio: Automático, quatro marchas
Peso: 1.293 quilos
Seguro**: R$ 1.759,41 (Sul America); R$ 2.777,82 (Porto Seguro)
Fonte: Fabricantes
NOTAS***
Spin
Acabamento – 5
Câmbio – 4
Conforto – 4
Desempenho – 3
Equipamentos – 5
Ergonomia – 3
Espaço – 4
Estabilidade – 2
Estilo – 4
Instrumentos – 4
Manutenção – 5
Motor – 3
Porta-malas – 4
Preço – 5
Seguro – 5
Suspensão – 5
TOTAL – 65
J6
Acabamento – 4
Câmbio – 3
Conforto – 4
Desempenho – 5
Equipamentos – 3
Ergonomia – 3
Espaço – 5
Estabilidade – 2
Estilo – 5
Instrumentos – 4
Manutenção – 2
Motor – 5
Porta-malas – 5
Preço – 4
Seguro – 4
Suspensão – 4
TOTAL – 62
Grand Livina
Acabamento – 3
Câmbio – 2
Conforto – 4
Desempenho – 4
Equipamentos – 3
Eergonomia – 3
Espaço – 4
Estabilidade – 2
Estilo – 2
Instrumentos – 3
Manutenção – 4
Motor – 4
Porta-malas – 4
Preço – 4
Seguro – 4
Suspensão – 4
TOTAL – 54
*Dados com etanol
** Perfil do segurado: homem, 40 anos, casado, morador do centro da cidade de São Paulo
***(Total de 75 pontos possíveis. Avaliação: 1 – muito ruim; 2 – ruim; 3 – regular; 4 – bom; 5 – ótimo)