
O Jaguar XF chegou à segunda geração cheio de modernidades, com um belo interior – rompendo a tradição pouco inspirada dos antigos carros da Jaguar – e carroceria com desenho envolvente. O objetivo: ganhar força na disputa com a tríade de luxo alemã no segmento de sedãs médios-grandes. Neste comparativo, a versão R-Sport 2.0 do inglês desafia a configuração de entrada do Audi A6.
Com preços, espaço e nível de conforto semelhantes, os dois modelos travaram um belíssimo duelo, que foi decidido a favor do Audi graças a um aspecto muito importante nesse segmento: o desempenho. Tabelado a R$ 282.990, o A6, assim como o XF, tem motor 2.0 turbo, mas com potência e torque superiores aos do rival, cujo preço sugerido é de R$ 283.420.
São 252 cv para o A6 e 240 cv para o XF – o torque é de, respectivamente, 37,7 mkgf e 34,7 mkgf. Além de ser maior, a força do Audi é entregue a partir das 1.600 rpm – ante as 2.000 do início da entrega no rival. Outra vantagem do alemão é o câmbio automatizado de sete marchas e duas embreagens, mais rápido que o ótimo automático de oito marchas do carro britânico.
O resultado é que o Audi é mais rápido para acelerar de 0 a 100 km/h – em 6,7 segundos, ante os 7 segundos do XF, conforme dados das montadoras. O A6 também é mais ágil nas retomadas de velocidade, independentemente de o motorista pisar no acelerador de forma progressiva ou vigorosa.
Em alta velocidade e curvas, o comportamento dessa dupla é parecido. Apesar de o Jaguar ter tração traseira, que tende a deixá-lo mais arisco (a do A6 é na frente), há vários sistemas eletrônicos para manter o carro sob controle. Nos dois, a direção é muito precisa, o que colabora para a boa dirigibilidade.
Em ambos, dá para ajustar as respostas de câmbio e suspensão, entre outros parâmetros. O A6 das fotos dessa página é da versão de topo, com motor 3.0.
Equipamentos. É no visual que o Jaguar mais sobressai ante o Audi. O XF tem linhas modernas, chamativas, que conseguem transmitir o ar de jovialidade no qual a marca vem investindo. O A6 também é bonito, mas tem estilo clássico.
Por dentro, a qualidade do acabamento é equivalente nos dois carros, mas a cabine do XF traz mais vida, com toques modernos e grafismos coloridos na tela da central multimídia, que é sensível ao toque. A do Audi é retrátil – surge automaticamente quando se liga o contato e desaparece ao se retirar a chave. Seu comando é feito por botões no console central.
Em ambos, o espaço é bem distribuído, há vários porta-objetos e console central bastante funcional. No XF, o acionamento do câmbio é feito por meio de um botão giratório, o que amplia ainda mais o console – o do A6 é por haste convencional.
No quesito espaço interno, apesar de o Jaguar ter entre-eixos um pouco maior, em ambos até dois passageiros viajarão muito bem acomodados no banco traseiro. Já um terceiro ocupante só deve ser levado eventualmente, já que A6 e XF têm túneis centrais bem altos.
Esses passageiros também contam com saídas de ar-condicionado. Para quem vai na frente, há duas zonas de controle individual de temperatura.
O bagageiro do A6 é 25 litros maior que o do XF, mas ambos levam quantidade similar de malas. Cabem ao menos duas grandes e três pequenas.
De série, ambos vêm com itens como bancos de couro com ajustes elétricos, central multimídia com navegador GPS, sensores de obstáculo na frente e atrás, câmera traseira e controlador de velocidade de cruzeiro. No XF, opcionalmente, esse sistema pode ser adaptativo (função não disponível no A6). Já o Audi traz abertura elétrica da tampa do porta-malas.
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6
Jaguar XF desafia Audi A6