Reparar painel é fácil e barato

Consertar falhas na iluminação do quadro de instrumentos parte de R$ 100

Por 10 de fev, 2016 · 4m de leitura.
Há diversas falhas que podem impedir o velocímetro do carro de funcionar
O painel de instrumentos é um item fácil e, no geral, barato de reparar. O principal problema ocorre no sistema de iluminação, e solucioná-lo parte, em média, de R$ 100 nas oficinas da cidade. Outra falha, mais rara, é nos mostradores, como o velocímetro.

Nesse caso, tanto a troca quanto o reparo são rápidos. Porém, nos painéis mais complexos, com dispositivos digitais, pode ser preciso trocar toda a peça – que inclui conta-giros e marcadores de combustível e temperatura. A substituição pode chegar a R$ 1.000.

Iluminação. Em carros mais antigos, os painéis tinham lâmpadas convencionais, de filamento, para iluminar os instrumentos e os ícones de advertência. Nos mais novos, elas foram substituídas por LEDs, que duram mais e oferecem maior luminosidade.


“Os painéis com lâmpadas convencionais são os que costumam apresentar problemas”, diz o proprietário da oficina Marthi (2901-1107), na zona norte, Marcel Pires. Lá, trocar lâmpadas do painel do VW Gol parte de R$ 100. O serviço leva uma hora para ser feito.

A queima dessas lâmpadas é causada por trepidação ao rodar em piso mal conservado ou por tempo de uso.

Para os painéis com iluminação de LEDs, o preço e o tempo de reparo dobram. Na Marthi, é preciso cerca de três horas para concluir o serviço, que custa, em média, R$ 200.


Segundo Pires, esse é um serviço que demanda mais cuidado, pois pode até danificar circuitos elétricos do carro.

Mostradores. Quando o velocímetro para de funcionar, o defeito está ligado ao sensor de velocidade, que fica no câmbio. Na Velotec (2578-6441), na zona sul, reparar essa falha sai por R$ 250 e leva em torno de duas horas.

Outro defeito comum é no motor elétrico de alta precisão que compõe o velocímetro. Se for preciso trocá-lo, o preço médio é de R$ 130, mas, em alguns casos, basta uma calibração.


Em modelos mais antigos, o problema mais comum é o rompimento do cabo de aço do velocímetro. A troca é feita em uma hora e meia e custa, em média, R$ 150.

Nos painéis de carro com computador de bordo ou com hodômetro digital, há telas de LCD, cujos reparos de defeitos partem de R$ 500.