Um grupo de norte-americanos de fanáticos pela Bugatti está construindo uma réplica do único avião projetado pelo criador da marca, Ettore Bugatti, junto com o engenheiro belga Louis de Monge. O 100P foi montado em 1937 com tecnologia de ponta da aviação da época. O 100P original, no entanto, nunca voou, já que a única unidade não chegou a ser finalizada por Bugatti.
O 100P original usa dois motores de oito cilindros em linha da própria Bugatti, com 4,9 litros e 456 cv – num total de 912 cv. Cada um giraria uma das duas hélices contra-rotantes no bico do avião e seria capaz de empurrar o 100P a uma velocidade máxima na casa dos 800 km/h, na época só conseguidos por aviões com o dobro da potência.
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O projeto da réplica começou em 2009 utilizando os mesmos materiais e processos produtivos adotados em 1930. A intenção de Bugatti com o avião era participar da Deutsch de la Merthe, uma corrida aérea no céu de Paris.
No entanto, os planos foram cancelados com a invasão alemã na França, durante a Segunda Guerra Mundial, que fez Bugatti interromper o desenvolvimento do 100P original e desmontá-lo por completo. As peças ficaram na França até a década de 1960, quando um entusiasta norte-americano da marca levou o 100P para os Estados Unidos, onde foi remontado e restaurado, e hoje está exposto no Museu AirVenture, em Oshkosh, no Wisconsin.
A réplica está em construção no Mullin Automotive Museum, na Califórnia, e poderá ser visto a partir de março de 2014. A ideia é fazê-lo voar, algo que o 100P nunca fez, mas ainda não há data para esse evento.