Em 10 de setembro de 2013, a reportagem do Jornal do Carro deixou a pré-estreia de “Rush – No Limite da Emoção”, com uma certeza: a imagem de uma cena do filme, o melhor já lançado sobre a Fórmula 1, seria o destaque da reportagem anual com a retrospectiva sobre os carros que foram destaque no cinema. Mas os fatos de 30 de novembro mudaram o panorama. Naquele dia, um acidente tirou a vida de Paul Walker, astro da franquia “Velozes e Furiosos”.
Desde então, os fãs têm prestado diversas homenagens ao ator, que, assim como nos filmes que o fizeram famoso, era um apaixonado por automóveis. Gesto repetido agora pelo Jornal do Carro nesta edição, que traz em destaque uma imagem de “Velozes e Furiosos 6”, lançado no País em maio.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Quer saber quanto vale seu carro? Acesse a tabela do JC
++ Hall da fama: carros se transformam em ícones do cinema
++ Conheça dez celebridades apaixonadas por carros
A sexta parte da saga foi considerada pelos fãs a melhor desde o filme de estreia, de 2001. Além disso, consolidou-se como uma das maiores bilheterias do ano. Em enquete realizada pelo JC em sua página no Facebook, “Velozes e Furiosos 6” dividiu com “Rush” os votos de melhor filme do ano com cenas envolvendo automóveis.
Mas os destaques sobre rodas nas telonas não se restringem a esses dois filmes. Também tiveram marcantes cenas com automóveis “Homem de Ferro 3”, “Enders Game – O Jogo do Exterminador”, “Turbo” e “A Hospedeira”, entre outros. Confira a lista abaixo.
1 – VELOZES E FURIOSOS 6
Muscle cars”, esportivos japoneses, jipões Land Rover e até um inusitado carrinho blindado capaz de destruir o mais robusto dos automóveis dividem a cena com Walker e Vin Diesel. Longa tem corridas ilegais nas ruas de Londres e perseguições inverossímeis em uma estrada da Espanha. Marcou também a <QA0>
última participação completa de Walker na franquia.
2 – RUSH – NO LIMITE DA EMOÇÃO
O longa sobre Fórmula 1 é o preferido da crítica. Levou, inclusive, duas indicações ao Globo de Ouro: de melhor filme e ator coadjuvante – para Daniel Brühl, que interpreta Niki Lauda. Inspirado em fatos reais, o filme retrata a rivalidade entre o austríaco e o britânico James Hunt (Chris Hemsworth) na perigosa F-1 dos anos 70.
3 – HOMEM DE FERRO 3
Após trair a Audi com a Acura em ‘Os Vingadores’, Tony Stark (Robert Downey Jr.), alter ego do Homem de Ferro, reatou o namoro com a marca alemã no terceiro filme da franquia. Ele guia um R8 e-Tron. Assim como “Velozes”, também registrou uma das maiores bilheterias do ano.
4 – TURBO
Animação conta a história do caracol Theo, cujo sonho é se tornar tão veloz quanto seu ídolo da Fórmula Indy, Guy Gagné, e vencer uma corrida no lendário circuito de Indianápolis, nos Estados Unidos.
5 – ENDERS GAME – O JOGO DO EXTERMINADOR
O Audi Fleet Shuttle foi criado exclusivamente para o filme. O carro é pilotado por Harrison Ford, que durante as filmagens usou um A7 – substituído na edição pelo protótipo virtual. Longa estreou no Brasil no dia 20 de dezembro.
6 – DURO DE MATAR 5 – UM BOM DIA PARA MORRER
Cena de perseguição teve 120 carros destruídos e custou cerca de R$ 23 milhões. Foco da confusão é um Mercedes Classe G que tem John McClane (Bruce Willis) ao volante.
7 – A HOSPEDEIRA
Os carros cromados guiados por extraterrestres em perseguição a terráqueos no drama futuristas são Lotus Evora. Longa é baseado na obra de Stephenie Meyer, autora de Crepúsculo.
8 – O ÚLTIMO DESAFIO
O ano começou com muita ação neste filme estrelado por Arnold Schwarzenegger, que traz também como ‘astro’ um exemplar do Chevrolet Corvette C6.