Roda de plástico é realidade

Que tal uma roda de plástico? Soa estranho, mas é o que a Plascar promete lançar no Brasil no fim de 2011, como novidade mundial. Vantagens em relação aos modelos convencionais não faltam. Mas o maior benefício é o peso

Por 20 de out, 2010 · 5m de leitura.

Conceito Plascar equipado com as rodas poliméricas (Foto: Plascar/Divulgação)

Nícolas Borges


Que tal uma roda de plástico? Soa estranho, mas é o que a Plascar promete lançar no Brasil no fim de 2011, como novidade mundial. Vantagens em relação aos modelos convencionais não faltam. “Ela absorve três vezes mais energia que uma de alumínio”, afirma o gerente de Engenharia Avançada da empresa, Márcio Tiraboschi.

Mas o maior benefício é o peso. “Nossa roda, já testada e validada, na medida 5,5” x 14”, pesa 4,5 kg, ante os 7 kg de uma equivalente de aço e 7,5 kg, se for de alumínio”, diz. Em cinco rodas (com estepe), a redução de peso vai além de 15 kg.

De acordo com Tiraboschi, cada quilo de massa não suspensa (as partes do carro entre o solo e as molas, como freios e pneus) equivale de 6 a 9 kg de massa suspensa (o veículo em si, apoiado nas suspensões). Logo, as rodas poliméricas (nome oficial) podem representar uma redução final de, no mínimo, 90 kg. “Isso permite redimensionar o trem de força (motor e câmbio), possibilitando redução de consumo e de emissões de poluentes”, diz o engenheiro. Continuando o viés “verde”, a roda plástica é 100% reciclável.


Tiraboschi afirma que a peça está aprovada para equipar veículos de até 670 kg por eixo, mas já há testes para validar uma roda que suporte 820 kg. “Há quatro montadoras acompanhando o projeto”, diz. Mas é provável que a Fiat seja a primeira a aderir à novidade.
Afinal, a Plascar desenvolveu as peças de fibras naturais do conceito Uno Ecology, que estará no Salão do Automóvel, a partir da próxima quarta-feira. No início de novembro, começará a expedição Zero-Emission, na qual uma perua Palio Weekend elétrica equipada com rodas poliméricas vai percorrer cerca de 30 mil quilômetros dos Estados Unidos ao Brasil.

Outro ponto positivo é o custo acessível, que deverá ficar entre o de uma peça de aço e o de uma de alumínio. Mas se o preço não é problema, é possível fazer como a Shelby Supercars, que encomendeu à australiana Carbon Revolution a primeira roda do mundo feita de fibra de carbono. Apesar do tamanho (19”), ele tem apenas 5,8 kg. O modelo será usado no Ultimate Aero II.