Um novo utilitário-esportivo ecologicamente correto vem aí. Trata-se do Outlander PHEV, que começará a ser vendido em janeiro no mercado nacional com preço em torno de R$ 190 mil, de acordo com estimativas de sua fabricante, a Mitsubishi.
A atual geração do crossover já foi desenvolvida para ter esta versão híbrida. No entanto, são poucas as características que a identificam como uma opção mais sustentável do carro. Por fora, há apenas emblemas PHEV, bastante discreto, na traseira, e EV no para-lama. Além disso, as rodas são exclusivas desta configuração.
Na cabine, a ausência do conta-giros e a alavanca de câmbio diferente mostram que esse não é um Outlander comum.
MECÂNICA.São dois motores elétricos, um em cada eixo, além do 2.0 a gasolina. Juntos, eles entregam 200 cv, mas dificilmente irão trabalhar ao mesmo tempo. A ideia do PHEV é que o utilitário-esportivo funcione o máximo do tempo apenas com energia elétrica.Para isso, o modelo é capaz de rodar até 52 quilômetros somente com a propulsão elétrica, a velocidade até 120 km/h.
SILÊNCIO. De fato, é possível rodar com o carro em modo totalmente elétrico por bastante tempo no trânsito urbano. Nessas condições, o silêncio impera na cabine, que teve o isolamento acústico reforçado.No painel, o ponteiro que indica o modo de utilização do trem de força se movimenta no lugar do conta-giros de acordo com a pressão no pedal do acelerador ou do freio.
Fora do ambiente urbano, o Outlander PHEV até tem desenvoltura para velocidades maiores, mas não mostra muita agilidade em acelerações e retomadas fortes, além de ter dificuldades para transpor subidas íngremes.
Quando solicitado, o motor a combustão entra em funcionamento para ajudar a empurrar os cerca de 1.800 kg do utilitário, mas o faz de forma estrondosa, com bastante ruído, algo também causado pelo câmbio de uma marcha, comum em carros que trazem propulsores elétricos.
PRÓS
CONFORTO
Silêncio a bordo impressiona ao rodar; utilitário é espaçoso e muito bem equipado
CONTRAS
DESEMPENHO
Conjunto híbrido é disposto na cidade, mas falta fôlego em acelerações mais fortes
Preço estimado:R$ 190 mil
Motores:Elétrico e 2.0, 4 cil., 16V, gas.
Potência:200 cv (combinada)
Torque (mkgf):34 (instantâneo)