Você está lendo...
Roma proíbe veículos a diesel a partir de 2024
Notícias

Roma proíbe veículos a diesel a partir de 2024

Medida terá grande impacto na Itália, onde dois terços dos carros vendidos em 2017 tinham motor a diesel

Redação

02 de mar, 2018 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito: Prefeitura de Roma
Crédito:

A cidade de Roma decidiu banir a circulação de veículos a diesel em seu centro histórico a partir de 2024. A medida terá forte impacto sobre o mercado italiano, já que dois terços dos 1,8 milhões de novos carros vendidos no país no ano passado pertenciam ao segmento. Nesta semana, a Alemanha aprovou uma lei que permite que suas cidades proíbam automóveis a diesel.

O anúncio da decisão foi feito pela prefeita de Roma, Virginia Raggi, durante a conferência Women4Climate no México. O vídeo com a declaração foi divulgado pela mandatária em sua página oficial no Facebook.

Roma já havia tentado banir veículos poluentes das ruas. Mas as regulações criadas, como proibir carros antigos muito poluentes e implementar um sistema de rodízio no centro, nem sempre foram seguidas à risca, segundo o jornal britânico The Guardian.

Publicidade


Um estudo do ministério da cultura da Itália do ano passado apontou que 3,6 mil monumentos históricos e 60 esculturas de bronze estão correndo “sérios riscos de deterioração” devido à poluição. O órgão detectou que a fachada da Basílica de São Pedro no Vaticano, por exemplo, possui inúmeras manchas relacionadas à poluição.

 

VEJA TAMBÉM: CARROS QUE MERECIAM UMA SORTE MELHOR


Deixe sua opinião