Você está lendo...
Morre Ron Cobb, criador do DeLorean do filme ‘De Volta para o Futuro’
Notícias

Morre Ron Cobb, criador do DeLorean do filme ‘De Volta para o Futuro’

Além da “Máquina do Tempo”, designer fez objetos para Star Wars e ajudou Steven Spielberg em E.T.

Diogo de Oliveira, special para o Jornal do Carro

22 de set, 2020 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

de volta para o futuro
RON COBB CRIOU O CONCEITO EM CIMA DO DMC-12 DELOREAN
Crédito:REPRODUÇÃO/YOUTUBE

O cinema se despediu nesta segunda-feira (21) de Ron Cobb, cartunista e designer que criou a inesquecível “Time Machine” (Máquina do Tempo), do filme “De Volta para o Futuro”. Cobb faleceu aos 83 anos, vítima de Demência de Corpos de Lewy, uma doença degenerativa. Nascido em Los Angeles (EUA), Cobb se mudou no começo da década de 1970 para Sidney (Austrália), onde vivia desde então com a sua esposa, Robin Love, e o filho Nicky.

Embora tenha criado um dos carros mais marcantes de todos os tempos nas telonas, Ron Cobb não era ligado à indústria automobilística. Ao longo da carreira, o cartunista produziu diversos objetos para filmes. Cobb fez criações para Star Wars (1977) e Alien (1979), e foi consultor de Steven Spielberg em E.T.: O Extraterrestre. Outro trabalho importante foi desenhar as espadas de Conan, o Bárbaro (1982).



de volta para o futuro

Publicidade


MARCIO FERNANDES/ESTADÃO

Porém, nenhuma criação de Cobb coleciona mais fãs que a Time Machine. O incrível DeLorean capaz de viajar no tempo é um sucesso que atravessa gerações, e acabou por imortalizar o DMC-12, modelo produzido entre 1981 e 1982 pela DeLorean, e que serviu de base. Na época, Cobb queria um carro que parecesse uma nave espacial quando voltasse 30 anos no tempo. E o DMC-12 era perfeito.

Desenhado pelo ícone italiano, Giorgetto Giugiaro, o cupê da DeLorean tinha um estilo futurista marcado por linhas geométricas, capô longo e a inconfundível carroceria de aço inoxidável. Outro elemento-chave do visual, que acabou sendo decisivo na escolha do DMC-12 por Ron Cobb, foram as portas que se abrem para cima, no estilo chamado de “asa de gaivota”.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Em “De Volta para o Futuro”, o carro traz uma série de alterações face o modelo original. Cobb mexeu no capô, nas laterais, trocou rodas e mudou toda a cabine. Por fora, a traseira foi a parte mais modificada, para se parecer com uma máquina capaz de viajar no tempo. Apesar disso, o design da Time Machine ainda preserva a identidade do DMC-12, que teve apenas 9.200 unidades produzidas.

Longe do sucesso das telonas, o esportivo foi o único carro produzido pela DeLorean (e por isso acabou ficando mais conhecido pelo nome da fabricante norte-americana). A despeito do design arrojado, o seu desempenho foi uma decepção, o que abreviou sua produção. Após perder potência para se ajustar às regras ambientais dos EUA, o motor 2.8 V6 a gasolina criado em parceria por Peugeot, Renault e Volvo oferecia 132 cv e 22,9 mkgf de torque, o que deixou o cupê lento em testes de aceleração.

de volta para o futuro

MARCIO FERNANDES/ESTADÃO

Plutônio no tanque

Lançado em 3 de julho de 1985 nos EUA, “De Volta para o Futuro” foi um verdadeiro sucesso. O longa conta a história de Marty McFly (Michael J. Fox), adolescente que volta no tempo e conhece acidentalmente seus pais no colégio. Com roupas modernas e ar destemido, McFly acaba despertando a atenção de sua mãe, e precisa correr para unir novamente os pais no baile da escola e não sumir.

McFly conta com a ajuda do Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd), um caricato cientista que constrói a impressionante Máquina do Tempo (de Ron Cobb). Em vez de gasolina, o DeLorean é abastecido com plutônio para gerar 1.21 Gigawatts de potência. Para romper a barreira do tempo, o carro precisa atingir 88 milhas por hora ou exatamente 141,6 km/h de velocidade ‒ um desafio e tanto para o DMC-12.

de volta para o futuro

MARCIO FERNANDES/ESTADÃO
Deixe sua opinião