Os roubos ou furtos de carros tiveram queda de 18,5% nas ocorrências nos últimos dois anos em São Paulo. Ainda que no último ano tenha havido alta de 2% nos roubos, os números da violência se estabilizaram em patamares inferiores a anos passados. Os dados do primeiro índice de roubo e furto de veículos elaborado pela empresa de rastreamento de veículos Tracker se referem ao período entre junho de 2014 e junho de 2016.
Segundo o boletim, feito em parceria com a Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado, a redução abrupta nos roubos e furtos de veículos tem fundo na diminuição da demanda por peças e acessórios roubados e na menor lucratividade na hora de repassar tais itens, dois fatores ligados à queda na economia do País. Além deles, o uso de tecnologias para inibir o roubo, como rastreadore e bloqueadores, têm surtido efeito.
Os números são baseados nos cerca de 350 mil veículos monitorados pela Tracker, cruzados com os índices da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que apontam as mesmas tendências do relatório da empresa.