José Antonio Leme

09/03/2017 - 6 minutos de leitura. Atualizado: 28/05/2020 | 19:54

RUF celebra 30 anos com novo e potente ‘Yellowbird’

RUF CTR 2017 tem estrutura toda em fibra de carbono e tem motor boxer seis cilindros biturbo de 710 cv

CTR 2017 Crédito: RUF

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A preparadora alemã RUF chacoalhou o Salão de Genebra com a revelação do seu mais recente projeto, o CTR 2017, que celebra os 30 anos do CTR original que mudou os padrões de veículos preparados. Nessa nova versão, a RUF levou ao extremo a preparação ao não utilizar nenhuma parte do chassi do Porsche 911 atual, como ocorre nos outros projetos da marca.

Toda a estrutura (monocoque) do CTR 2017 é de fibra de carbono com santantônio e aço especial superleve na área de deformação dianteira do subchassi. Esse desenvolvimento deixou o peso seco do RUF CTR em 1.200 kg. Para comparação, o Porsche 911 Carrera, a versão de entrada, pesa cerca de 1.450 kg.

Continua depois do anúncio

O motor do RUF CTR é um seis cilindros boxer de 3,6 litros biturbo criado pela empresa alemã que rende 710 cv a 6.750 rpm e 89,7 mkgf a 2.750 rpm. Como no CTR original, o câmbio é manual de seis marchas e a tração, traseira. Com esse conjunto, o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 360 km/h.

Outros pontos destacáveis do novo CTR, que começou a ser produzido cinco anos atrás, é a suspensão do tipo independente com braços duplos ao estilo Push Rod, como nos carros da Fórmula 1. Os freios a disco ventilados têm 380 mm na frente com pinças de seis pistões e 250 mm atrás com pinças de quatro pistões.


Visual. Por dentro e por fora, a RUF deixou clara a homenagem ao Yellowbird original. O carro tem linhas que em nada se assemelham ao 911 atual, mas sim à geração da década de 1980, com faróis redondos quase em pé e na traseira, sob o aerofólio, lanternas minimalistas.

As rodas de cinco pontas – uma marca da companhia – foram mantidas no projeto. Elas vêm calçadas com pneus Michelin PilotSport Cup2 de medida 245/35 R19 na frente e 305/30 R19 atrás. A RUF afirma que o interior manteve os mostradores redondos e analógicos no painel de instrumentos. Os bancos esportivos são de fibra de carbono (assim como o painel) revestidos de couro. Outros detalhes, como os pedais, são de alumínio, fazendo a combinação clássica dos materiais mais ligados às corridas.

A produção em série do novo CTR começa ano que vem na fábrica da companhia em Pfaffenhausen, na Alemanha. Serão apenas 30 unidades produzidas, sem contar o protótipo das imagens mostrado no Salão de Genebra.


História. O CTR original foi apresentado ao mundo em 1987 e se tornou uma lenda de imediato. Baseado em um Porsche 911 Turbo (930), teve portas, capô e tampa do motor substituídos por peças feitas de alumínio para reduzir o peso.

O motor de seis cilindros opostos e 3,4 litros recebeu dois turbos para entregar 470 cv. O câmbio original do Porsche, que era de quatro marchas, foi substituído por um de cinco velocidades desenvolvido pela própria RUF -um de seis marchas chegou posteriormente. Ele atingiu a velocidade máxima aferida de 342 km/h.


O apelido de Yellowbird, ou Pássaro Amarelo, foi dado ao modelo durante testes de velocidade da revista americana Road & Track, na pista de Ehra-Lessien, da Volkswagen, na Alemanha. A pintura amarela de cores vivas contrastava com o tempo ruim no dia dos testes.

Outro momento que eternizou a lenda do Yellowbird é o vídeo on board de uma volta completa, também em 1987, no Nurburgring Nordschleife, o igualmente mítico circuito de 20 quilômetros do vídeo acima.

Veja mais: detalhes da galeria

 


Notícias relacionadas

Notícias

Mitsubishi L200 Triton Sport ganha novas versões Terra e Urban

Tecnologia

Carros chineses ditam nova tendência de painel com grandes telas

Notícias

Novo Chevrolet Trailblazer 2025 tem preço anunciado; veja o que muda

Segredos

Flagra: BYD Song Pro está em SP e será novo SUV híbrido de entrada

OFERTAS 0KM
De R$ 94.190,00 por R$ 86.990,00 OU

Hyundai HB20S Comfort Plus MT

De R$ 86.490,00 por R$ 75.990,00

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 MAX DRIVE

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

VER TODAS AS OFERTAS