O segmento de picapes médias deve registrar uma surpresa em setembro. Até o dia 28, era a S10 o modelo que aparecia na liderança do ranking de picapes médias.
Com isso, o modelo da Chevrolet pode quebrar a longa hierarquia estipulada pela arquirrival Toyota Hilux.
De 1º a 28 de setembro, a S10 registrou cerca de 2.600 emplacamentos. Pode-se dizer, no entanto, que a disputa ainda está bastante aberta.
Isso porque a Hilux, no mesmo período, teve de 2.450 emplacamentos. A diferença de 150 pontos, porém, pode ser um sinal de que a S10 vai conseguir triunfar.
Isso porque, apesar de faltarem dois dias para o encerramento do mês, resta apenas um de emplacamentos. Trata-se desta sexta-feira, dia 29. Aos sábados, novos veículos não são emplacados no Brasil.
O bom resultado vem justamente em uma semana importante para a S10. O modelo foi escolhido para representar, no Brasil, os 100 anos de produção de picapes da Chevrolet. Por isso, ganhará uma série especial em edição limitada.
CONFIRA COMO DEVE FICAR O RANKING DE PICAPES MÉDIAS
De 1º a 28 de setembro, o terceiro lugar no ranking de picapes médias ficou com Ranger. A Ford teve cerca de 1.400 emplacamentos.
Os demais modelos do segmento registraram vendas bem baixas. A Amarok teve 950 emplacamentos, a L200, 680 e a Frontier, 300 – números aproximados.
Já quando se considera todo o segmento (incluindo compactas e intermediárias), os números são mais animadores. A líder é a Strada, com 4.400 emplacamentos. A Toro tem 3.700 e a Saveira, 3.110 – números também aproximados.
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CÂMBIO TEM VONTADE PRÓPRIA
A transmissão de cinco velocidades é a mesma tanto com motor diesel quanto flexível. Com marchas longas, ela nem sempre obedece os comandos das trocas manuais. O câmbio passa marchas adiante mesmo com a alavanca no modo manual e nem sempre reduz quando o motorista comanda pela alavanca.
ESPAÇO NO BANCO TRASEIRO
A cabine até é ampla, mas a Hilux deve em conforto para quem viaja atrás. O banco ainda é muito vertical e o espaço para as pernas fica aquém das concorrentes.
PREÇO ELEVADO
MULTIMÍDIA RUIM DE USAR
O sistema multimídia das versões mais completas da Hilux (e da SW4) tem uso complicado, resposta lenta aos comandos e dificulta a vida a bordo. Tem GPS e pareamento com celulares, mas deve Android Auto e Carplay, presentes em rivais como a Chevrolet S10.
CONSUMO ALTO COM MOTOR FLEXÍVEL
Não é de hoje que falamos que o consumo da Hilux flexível é altíssimo. O Inmetro aponta que a picape com motor 2.7 roda 4,8 km/l na cidade e apenas 5,6 km/l na estrada com etanol no tanque. Em testes, até conseguimos números ligeiramente superiores, mas ainda não vão te impedir de encontrar o frentista com frequência.
SUSPENSÃO FAZ PICAPE PULAR
Vazia, a Hilux não consegue esconder a personalidade "saltitante" da suspensão. Mesmo muito melhor que a geração anterior, a picape repassa sem muita cerimônia ao interior solavancos vindos de irregularidades do asfalto e buracos.