Você está lendo...
Saiba a hora certa de cuidar do carro
Notícias

Saiba a hora certa de cuidar do carro

Conheça os prazos para inspeção, troca das peças e realização dos reparos mais comuns

28 de ago, 2016 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Saiba a hora certa de cuidar do carro
Carros que recebem manutenção preventiva não dão dor de cabeça

Não dá para protelar: para que um carro continue confiável ao longo dos anos e poupe o dono de surpresas desagradáveis, é preciso fazer a manutenção adequada, o que significa ficar atento aos prazos para a verificação e, eventualmente, troca de componentes que estejam desgastados.

As fabricantes costumam determinar esses períodos de acordo com a quilometragem rodada e o tempo de vida do veículo – 10 mil km ou um ano, por exemplo. Essa segunda variável é mais utilizada no caso dos carros que rodam pouco, nos quais a substituição de peças deve ser feita para prevenir a deterioração causada pela simples ação do tempo.

Publicidade


Consultor e diretor do Sindirepa e professor da Umec (SP), Pedro Scopino, que também é dono de uma oficina que leva seu sobrenome, na zona norte, diz que esses parâmetros não são totalmente precisos. “O ideal seria que a manutenção dos carros fosse feita por horas de uso, como ocorre com os aviões.”

Ele argumenta que um veículo que fica duas horas por dia em engarrafamentos pode rodar pouco, mas, como o motor fica em funcionamento por muito tempo seguido, há risco de a correia dentada se partir antes do previsto – em geral, a peça deve ser trocada com 50 mil km.

As condições de uso são determinantes para a manutenção do veículo. Rodar com excesso de carga e sobre pisos irregulares ou com muitas subidas pode abreviar a durabilidade de alguns componentes. O estilo de dirigir de cada motorista pode ajudar a poupar o carro ou danificá-lo precocemente.


“Muitas pessoas fazem uso severo do veículo, mas poucas reconhecem”, afirma Scopino. De acordo com ele, em geral os motoristas acabam apenas consertando o que já está comprometido e isso encarece o reparo.

Confira o intervalo indicados para a verificação e eventual troca de alguns dos principais componentes do veículo, de acordo com sugestões do Sindirepa, o sindicato das oficinas, e de Scopino. Se houver dúvida, siga o que determina o manual do carro.

A CADA 10 MIL KM


VERIFICAR
Filtro de ar
Velas de ignição
Líquido do radiador (nível e vazamentos)
Óleo da transmissão (câmbio manual)
Bateria (carga e nível do líquido)
Freios (pastilhas, discos e mangueiras)
Freio de estacionamento (regular)
Amortecedores
Molas da suspensão
Direção hidráulica (nível do reservatório)
Pneus (calibragem, desgaste e rodízio)
Rodas (alinhamento e balanceamento)
Cintos de segurança (estado dos cadarços, fivelas e parafusos de fixação)
Emissão de poluentes (fazer o teste)
Luzes, lâmpadas e fusíveis
Faróis (regulagem e foco)
Carroceria (danos na pintura e pontos de corrosão)
Limpadores de para-brisa (palhetas)

SUBSTITUIR
Óleo e filtro de óleo do motor (em uso severo, a cada 7.500 km)

A CADA 20 MIL KM


VERIFICAR
Correia dentada
Freios (discos, pastilhas, lonas e tambores)
Rodas (rolamentos)
Acelerador (cabo, se for o caso)
Embreagem (folgas e cabos de acionamento)
Injeção de combustível (avaliação)
Escapamento e catalisador
Carroceria (lubrificar dobradiças)
Fechaduras (aplicar lubrificante)
Ar-condicionado (limpeza do sistema)

SUBSTITUIR
Filtro de ar
Filtro de combustível
Velas de ignição
Líquido do radiador
Fluido de freio

A CADA 40 MIL KM


VERIFICAR
Óleo da transmissão (câmbio automático)
Freios (avaliar servofreio e acionamento do pedal)
Suspensão (pivôs e buchas)

SUBSTITUIR
Correia dentada
Ar-condicionado (correia do compressor)
Suspensão (amortecedores e molas)


Deixe sua opinião