
Dirigir em situações de baixa visibilidade, como a ocorrência de neblina, chuvas muito fortes ou queimadas, geralmente é uma tarefa estressante e perigosa, mas alguns cuidados podem diminuir os riscos envolvidos. “Com neblina fraca, basta reduzir a velocidade e ligar os faróis auxiliares (nos carros que têm o sistema)”, explica o supervisor de serviços da Ford, Reinaldo Nascimbeni.
Já quando a situação é mais crítica, o motorista deve redobrar os cuidados ao volante. “Nem sempre parar no acostamento é a melhor ideia”, diz Nascimbeni. Primeiramente, porque a nuvem de fumaça ou neblina pode se dissipar logo adiante. Além disso, parar aumenta muito a chance de um acidente grave ocorrer.
Se o motorista não se sentir confiante para continuar a viagem, vale procurar um local seguro. “Com o carro parado, ligue o pisca alerta e coloque o triângulo a cerca de 30 metros do veículo”, indica o instrutor de pilotagem Roberto Manzini. “O melhor é procurar um posto de gasolina ou ponto fora da estrada principal.”
Se decidir continuar, o motorista deve procurar pontos de referência na estrada, como “olhos de gato”, faixas e placas de sinalização. “Nunca acenda o farol alto na neblina, pois a luz mais forte prejudica a visão do próprio motorista e de quem está vindo no sentido contrário”, alerta Nascimbeni.
Além disso, rodar com o farol alto ligado é infração grave, que gera multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH.
Ligar o pisca-alerta com o carro em movimento também é perigoso. Apesar da sensação de segurança dada pelas luzes piscantes, a sinalização significa que o veículo está parado. “Um motorista que vier atrás pode se assustar pensando que o veículo está imobilizado e frear bruscamente, podendo causar um acidente”, alerta Nascimbeni. A infração é média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH.
Também é média a infração de quem não acende os faróis baixos sob chuva, ou qualquer condição de visibilidade baixa.
Já transitar em velocidade incompatível com as condições de visibilidade é falta grave. Nas vias, há indicações em relação à velocidade máxima em condições adversas.
AUXÍLIO TRASEIRO
Sob forte chuva ou neblina, a luz auxiliar traseira, quando disponível, ajuda bastante a ser visto. Porém, deve ser utilizada somente nessas situações, pois é muito forte e prejudica a visão de quem vem atrás.