MARCELO FENERICH
A terceira edição do Salão da Motocicleta, que vai até domingo no Centro de Exposições Imigrantes, na zona sul, reúne mais de 300 modelos diferentes. Há desde opções “normais” a vintage, clássicos e personalizados.
Entre as atrações, a preparadora Easy Raiders mostra sete versões customizadas. O destaque é uma Harley-Davidson com peças banhadas a ouro e uma unidade da edição limitada que celebra os 105 anos da marca norte-americana. Chama a atenção a roda traseira, que tem 30 cm de largura.
Há duas Yamaha: Virago 535 e V-Max – esta com roda de 31 cm e motor de 210 cv -, além de uma Suzuki Intruder 1400 que teve a cilindrada ampliada para 1.800 cm3. Outra com “rodona” (de 33 cm, a maior do País, segundo informações da empresa).
Das fabricantes, a Yamaha homenageia no evento suas motos de competição com o lançamento da série limitada Racing Blue. Crypton T 115, Factor YBR 125 e Fazer YS250 ganharam cores e grafismos inspirados nas YZR M1 do espanhol Jorge Lorenzo e do norte-americano Ben Spies, pilotos que disputam o Mundial de MotoGP pelo Team Yamaha.
A Honda levou a Biz 125 EX, mostrada em primeira mão durante o Salão do Automóvel, e a nova NXR 150 Bros. Esta teve a carenagem reformulada e ganhou pneus de uso misto, além de outras opções de cor.
A principal estrela da Kawasaki é a Versys 1000 Gran Tourer. Apresentada em 2011 no Salão de Milão (Itália), a estradeira acaba de chegar às lojas do País tabelada a R$ 56.990.
O novo “triciclo invertido” da Piaggio é um dos que mais chamam a atenção. Em relação ao modelo anterior, o novo ficou 16 quilos mais leve e teve a distância entre as rodas dianteiras ampliada em 4,5 centímetros (são agora 46,5 centímetros). A posição de pilotagem está 2 centímetros mais baixa.
Batizado de Mp3 Yourban LT, o modelo traz motor de um cilindro e 300 cm3. A potência é de 22,8 cv a 7.750 rpm e o torque máximo, de 2,5 mkgf a 5.750 rpm.
Das chinesas, a X-Motos mostra a linha 2013 da XM 250 4V. Entre os destaques estão propulsor quatro-tempos, suspensão dianteira invertida e chassi de aço carbono.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)