As novidades do setor automotivo podem até ser a tônica do Salão de Paris, mas assim como faz sua cidade sede ao manter viva nas ruas o passado, o evento automobilístico presta reverência a modelos que pavimentaram o caminho até aqui.
Dos oito pavilhões dedicados ao salão no centro de exposições, um deles, o de número oito, foi reservado para se tornar um túnel do tempo que nos transporta dos dias atuais para o volante dos conceitos futuristas (na época) e hipereconômicos do começo do século 20.
A mostra batizada de “O Carro e a Moda” gira em torno de uma linha do tempo que começa na primeira década de 1900, fazendo a ligação entre as décadas, com os carros que as marcaram e com o estilo que era pregado pela moda na época.
Fiat 508 S Balilla Coppa d’Oro de 1935
50 veículos estão expostos e passam por “marcações” da história, como a Belle Epoque, a época da Pop Art e o retorno da elegância francesa nos anos 70, entre outros.
O fim da exposição é nos dias atuais, com destaque até para as recentes, porém importantes, décadas de 80 e 90, batizadas ali de “Anos de Desempenho”, contando com carros que faziam jus ao termo, como o Peugeot 205 GTi e o Citroën GTi Turbo.
Conceito Maserati Boomerag de 1971
Protótipo Voisin C28 Aerosport
Alfa Romeo Carabo 1968
Peugeot 205 GTi