DIEGO ORTIZ
FOTOS: DIVULGAÇÃO
O Salão do Automóvel, que abre as portas ao público na quarta-feira, vai ter uma frota de carros chineses de fazer inveja a Xangai, onde só circulam modelos de marcas mais tradicionais, como Volkswagen, Chevrolet, Ford e Fiat. Além das que já atuam no País, os visitantes poderão ver montadoras novas, como a Haima, que havia exposto o 7 na edição anterior da feira e agora confirma a venda do utilitário-esportivo com motor 2.0 de 110 cv (haverá outros modelos, ainda mantidos sob sigilo).
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
A Changan, antiga Chana, ataca com a picape Star CS, com cabine simples e capacidade de carga de até 1.300 quilos. O motor é 1.3 de 81 cv. A marca terá ainda o simpático Mini Benni, com 3,52 metros de comprimento e motor 1.0 a gasolina de 69 cv.
Ainda sobre a Changan, a Districar terá a exclusividade sobre as importações de seus veículos utilitários no País. A linha de carros de passeio será vendida aqui pela própria marca.
Outra estreante entre os utilitários é a Rely, que pertence à Chery. A marca trará a van H5, que tem o mesmo tamanho da Fiat Ducato, por exemplo. A novata Shuanghuan, do Grupo S.Auto, apresenta o Noble Nano, “clone” do Smart Fortwo com motor 1.1 de 64 cv.
Das chinesas que já vendem modelos no Brasil, há várias novidades. A JAC lança o J2, subcompacto com motor 1.4 a gasolina de 108 cv que ganhou reestilização exclusiva para o mercado brasileiro. Também vai mostrar o J3 Sport, com motor 1.5 flexível sem tanquinho auxiliar para partida a frio.
A Chery caminhará entre o presente e o futuro no evento paulista. Terá dois modelos que chegarão em breve às revendas: o Celer, em versões sedã e hatch com motor 1.5 flexível, e o utilitário-esportivo Tiggo reestilizado e com o sobrenome FL.
Mas a maior estrela da fabricante será o belo conceito TX, mostrado em abril no Salão de Pequim. O modelo, que tem motor turbo com injeção direta de gasolina e câmbio CVT, de relações continuamente variáveis, indica como será a próxima geração do Tiggo, prevista para 2015.