Você está lendo...
Salão do Automóvel de Genebra é cancelado por causa do coronavírus
Notícias

Salão do Automóvel de Genebra é cancelado por causa do coronavírus

Governo suíço proibiu a realização de eventos com concentração de mais de mil pessoas como forma de prevenir a contaminação por coronavírus

Redação

28 de fev, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Salão do Automóvel de Genebra
Exposição no Salão do Automóvel de Genebra de 2019
Crédito:Fabrice COFFRINI / AFP

O Salão do Automóvel de Genebra, que aconteceria na próxima semana, na Suíça, foi cancelado nesta sexta-feira, 28. O Conselho Federal do País determinou que nenhum evento com mais de mil pessoas deveria ser realizado no País até o dia 15 de março por causa do coronavírus.

“Estamos cientes de que esta medida terá um impacto significativo”’, disse o ministro do Interior da Suíça, Alain Berset. Esperava-se que o evento gerasse entre 200 e 250 milhões de francos suíços para o País (entre R$ 930 milhões e R$ 1,1 bilhão). O Salão do Automóvel iria ser aberto para a imprensa na segunda-feira, 2, e para o público no dia 5 de março

“Lamentamos esta situação, mas a saúde de todos os participantes é a principal prioridade nossa e de nossos expositores. Este é um caso de força maior e uma tremenda perda para os fabricantes que investiram massivamente em sua presença em Genebra. No entanto, estamos convencidos de que eles entenderão essa decisão “, disse Maurice Turrettini. Ele é presidente do Conselho da Fundação responsável pelo Salão.

Publicidade


Os ingressos que foram comprados para o evento serão reembolsados. Segundo Turrettini, o caso de “força maior” livra as 160 marcas que iriam expor das responsabilidades contratuais. Cabe aos expositores decidir se pagam seus funcionários, incluindo modelos que ajudam a apresentar os veículos aos visitantes.

Coronavírus já matou mais de três mil pessoas

A Suíça registrou 15 casos confirmados do novo coronavírus. O vírus já chegou a cerca de 50 países e soma 3 mil mortes e mais de 80 mil infectados. O Brasil confirmou o seu primeiro caso nesta semana, em São Paulo. As suspeitas por aqui podem chegar a 300 novos pacientes.

A Suíça faz fronteira com o norte da Itália, que registrou o maior número de casos na Europa. A decisão também afeta o Carnaval da Basileia, uma maratona de esqui e várias partidas de futebol.


A decisão do governo pode afetar também as reuniões na Sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra. Apesar de ser isento de medidas nacionais de saúde por ser extraterritorial, Rolando Gomez, porta-voz do Conselho de Direitos Humanos da ONU, disse que a situação será avaliada.

Salão de Pequim foi adiado

Outro evento automotivo foi afetado por causa do coronavírus. O Salão do Automóvel de Pequim, na China, que aconteceria entre os dias 21 e 30 de abril, foi adiado. Os organizadores ainda não decidiram a nova data para o evento.


Deixe sua opinião