Você está lendo...
Salão do Automóvel também teve sobreviventes expostos
Notícias

Salão do Automóvel também teve sobreviventes expostos

Apesar de ser local de novidades, marcas também expõem modelos que estão há anos em linha no Salão do Automóvel

Redação

20 de nov, 2018 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

salão do automóvel
Fiat Strada. CRÉDITO: FIAT
Crédito:

O Salão do Automóvel é sinônimo de novidades e deveria ser um espaço apenas para a exposição de novos produtos, ou aquelas recém-lançados. Contudo, não é exatamente isso que ocorre todos os anos e as marcas ocupam espaços nos estantes com carros que fazem parte da sua linha, são bons de venda, mas se abusar podem ser até chamados de antigos.

Alguns modelos, ainda que tenham passado por alguma leve ou mais profunda reestilização são basicamente os mesmos há muitos anos, em geral, sem mudança de plataforma. E tem para todos os gostos. Compactos, familiares, SUVs, jipes, de luxo, picapes.

A Fiat, que renovou boa parte de sua gama recentemente, ainda tem alguns "dinossauros" em linha. Ela aproveitou o espaço do Salão para expor a picape Strada e o 500. A utilitária, líder de vendas, é praticamente a mesma desde seu lançamento, em 1998. Já o 500, lançado em 2009, e no Brasil em 2012, também é mantido sem alterações aqui. Na Europa, ele recebeu a primeira reestilização "pesada".

Publicidade


No espaço destinado a francesa Renault, os longevos são irmão de plataforma. Sandero, Logan e Duster receberam muitas melhorias de visual no meio da vida, o que é considerado pela marca uma nova geração. Depois, até novos motores, mas os carros ainda são os mesmos da primeira geração, desde 2008, no que diz respeito a plataforma.

A Volkswagen, aproveitou para mostrar novidades, como o T-Cross, mas também levou veteranos da linha como o Gol, Voyage e a Saveiro para seu espaço no Salão. Ainda que Gol e Voyage tenham recebido um inédito câmbio automático recentemente.

A Ford ainda tem seu antigo atual. O Fiesta, que chegou ao País em 2012, continua o mesmo. Ele recebeu sua segunda reestilização - agora mais profunda - no primeiro semestre. Mas nem os motores, que foram alterados no Fiesta chegaram para ele. Na Europa, uma nova geração surgiu, mas segundo a Ford, os custos a deixaram longe do País.


Mesmo apresentando a nova geração no País, a Suzuki confirmou que o antigo Jimny continuará em linha. O novo vai atender por Jimny Sierra, e o antigo, à venda aqui desde 1998, será mantido apenas como Jimny. Nos últimos anos, ele ganhou algumas melhorias, como air bags e uma central multimídia, para dar sobrevida ao modelo.

Da Mitsubishi, o "Matusalém" exposto era o Pajero Full. O irmão menor, antigo Pajero Dakar, agora Pajero Sport, foi apresentado em nova geração. Mas o Full, é praticamente o mesmo produto desde 2001.

Por fim, a Dodge, que não se cansa do Journey. O modelo, um SUV de luxo, com motor V6 antiquado, que só no Brasil é o mesmo carro desde 2009. Com dez anos de mercado, o modelo está bem defasado, apesar das atualizações no caminho.


salão do automóvel


Confira os carros que foram lançamento do Salão do Automóvel 2018:

Deixe sua opinião