A Renault viveu seu melhor momento no Brasil em setembro, quando ficou em quarto lugar no ranking de vendas de montadoras. Outubro, no entanto, tem sido um mês ruim para a empresa. Além de o Kwid estar com emplacamentos bem abaixo dos do mês anterior, o Sandero cada vez mais perde espaço no mercado.
O hatch veterano chegou a ser o terceiro carro mais vendido do Brasil - em maio. Agora, pode estar correndo o risco de deixar o "top 20". De 1º a 27 de outubro (restando dois dias de emplacamentos para o encerramento do mês), ele é apenas o 17º mais vendido do Brasil.
E essa posição pode vir a piorar ainda neste mês. No período, o Sandero teve 3.336 emplacamentos. Ele é seguido de perto pelo 18º colocado, Etios. O Toyota registrou até agora 3.280 unidades vendidas.
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Outro que não está muito distante do Sandero é o Kicks. A Nissan, por enquanto, vendeu 3.094 unidades do SUV.
Já o 20º colocado não parece uma ameaça concreta. Trata-se do Ford EcoSport, que até agora somou 2.752 emplacamentos.
A saída do "top 20", no entanto, pode se tornar realidade nos próximos meses, se o Sandero mantiver sua trajetória de queda. Isso porque, em setembro, ele já havia deixado a lista dos dez mais vendidos.
O carro já vinha despencando no ranking antes mesmo da chegada do Kwid, em setembro. No entanto, no mês passado a queda acentuada pode ter sido explicada pelo lançamento do novo carro.
Como Kwid e Sandero dividem concessionárias, é comum a ocorrência da chamada "canibalização". O termo é usado para ilustrar o fenômeno em que um carro de mesma marca "rouba" clientes de outros.
KWID DESAPONTA NO SEGUNDO MÊS
A queda de vendas do Kwid já era esperada. Como teve uma forte pré-venda, a Renault entregou, no decorrer de agosto, 8 mil exemplares do carro às autorizadas.
A maior parte desses emplacamentos foi feita em setembro. Por isso, no mês passado, o Kwid foi o segundo carro mais vendido do País.
Já de 1º a 27 de outubro, ele aparece apenas na 15ª posição de vendas. Por enquanto, teve apenas 3.418 emplacamentos.
É pouco para um carro que foi tão bem nos primeiros meses. Porém, nas concessionárias, não há Kwid a pronta entrega. Algumas prometem entregar o modelo para quem comprar agora em janeiro - caso da versão Zen (intermediária) apenas. Outras pedem prazo de até 90 dias.
A queda de vendas pode estar relacionada a um lote que a montadora levou de volta à fábrica, para verificação de um possível problema nos freios traseiros.
Isso atrasaria as entregas dos carros aos clientes. No entanto, a montadora nega que os dois fatos (investigação de defeito e queda nas vendas) tenham relação.
Se Kwid e Sandero vão mal, o Captur pode salvar o mês da Renault - embora pleitear o quarto lugar novamente agora seja praticamente impossível. O SUV lançado no início do ano já tem, em outubro, seu melhor mês de vendas. O Captur deverá ultrapassar os 2 mil emplacamentos.
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