05/02/2014 - 6 minutos de leitura.

Santa Fe x Trailblazer: briga de 7 lugares

Com muito luxo e tabelas salgadas, utilitários-esportivos espaçosos e grandes fazem duelo

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Alguns dizem que o carro é a extensão da casa. Um utilitário-esportivo de sete lugares, então, pode ser considerado uma mansão? A nova geração do Hyundai Santa Fe, por exemplo, com tabela de R$ 164 mil na versão para sete pessoas (R$ 20 mil a mais que a de cinco lugares) seria uma casa e tanto.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Leia outros comparativos

Há também uma história de que a grama do vizinho é sempre mais verde. No caso do jipe sul-coreano, que neste comparativo derrotou o Trailblazer, esse ditado não se aplica. A configuração do Chevrolet que concorre com o Hyundai tem motor V6 a gasolina e preço sugerido de R$ 138.390. E olha que quando o paulista foi lançado, custava R$ 159.950.

Continua depois do anúncio

O Trailblazer “tropeçou” no espírito rústico da picape S10, da qual deriva desde 1996, em diferentes gerações. Embora ele saia na frente por custar menos e ser maior (tem 14 cm a mais de entre-eixos), o Hyundai se destaca no acabamento interno e no comportamento, considerando itens como motor e estabilidade.

A cabine do Santa Fe é de primeira, aconchegante e sem excesso de plástico duro. Há couro e peças emborrachadas por toda parte e o jipão trata bem seus passageiros. No Trailblazer, o interior não chega a ser feio, nem seu acabamento é ruim, mas a desvantagem ante o Hyundai é gritante.


Na última fileira de bancos o espaço é reduzido em ambos. Os dois têm saídas de ar-condicionado nessa seção, os bancos podem ser recolhidos no nível do assoalho e o estepe fica embaixo da carroceria.

Faltam alguns itens de série nos dois. Enquanto o Hyundai tem teto solar e ajuste de altura e profundidade do volante de série, o Chevrolet responde com retrovisor eletrocrômico e seletor para a tração integral. O Santa Fe traz dez air bags e o Trailblazer, seis.


O Hyundai, por ser 314 quilos mais leve (1.773 kg, ante 2.087 kg do Chevrolet) e baixo (a diferença é de 16 cm) responde melhor aos comandos do motorista. Seu motor 3.3 V6 de 270 cv vai bem e a “conversa” com o câmbio automático de seis marchas agrada.

O Trailblazer é lento nas respostas. Os 239 cv parecem sofrer para movê-lo. Estar a bordo do Chevrolet é como montar em um rinoceronte. É preciso ter calma, principalmente nas curvas mais rápidas.

Nessas condições, o Santa Fe é mais bem assentado e mostra também ter maior firmeza.


1º HYUNDAI SANTA FE

Preço sugerido – R$ 164 mil
Motor – 3.3, V6, 24V, gasolina
Potência – 270 cv a 6.400 rpm
Torque – 32,4 mkgf a 5.300 rpm
Câmbio – Automático, seis marchas
Principais itens de série – Navegador GPS, dez air bags, controle de tração
Seguro – R$ 7.168 (Itaú Seguros)*
Leia mais

2º CHEVROLET TRAILBLAZER


Preço sugerido – R$ 138.390
Motor – 3.6, V6, 24V, gasolina
Potência – 239 cv a 6.600 rpm
Torque – 33,5 mkgf a 3.200 rpm
Câmbio – Automático, seis marchas
Principais itens de série – Seletor de tração, seis air bags, navegador GPS
Seguro – R$ 7.168 (Porto Seguro)*
Leia mais

Fonte: Fabricantes
* Cotações feitas pela RK Security (011-2651-0010) para o perfil de homem, casado, 40 anos, morador do centro da cidade de São Paulo

Notícias relacionadas

Notícias

Xpeng, parceira da VW na China, quer vender carros no Brasil

Notícias

Renault Symbioz, novo SUV híbrido, é rival de Compass e Corolla Cross

Notícias

BYD Yuan Pro chega no 2º semestre e promete preço de SUV flex

Notícias

Novo Honda WR-V tem preço definido no Brasil; veja quanto será

OFERTA EXCLUSIVA

Hyundai Creta Action

Ver agora