O clima da Copa do Mundo, que começa nesta quinta-feira (14), está tomando conta do Brasil. O jogo inicial será entre a anfitriã, Rússia, e Arábia Saudita. Você sabia que uma marca russa já vendeu veículos no Brasil? Até hoje, esses carros russos ainda circulam em nossas ruas.
De acordo com informações do Detran-SP, há registro de 8.504 carros russos no Estado de São Paulo. A capital paulista lidera o ranking de registros, com 3.825 exemplares.
Em segundo lugar, está São Bernardo do Campo (297 registros) e em terceiro, Campinas (245).
Carros russos no Brasil
No início dos anos 90, com a reabertura das importações, a russa Lada foi uma das marcas que vieram para o Brasil.
A Lada, na época em que a Rússia ainda era União Soviética, foi a primeira marca estrangeira a desembarcar no Brasil à época.
A empresa trouxe três carros russos ao Brasil: o jipe Niva, o hatch Samara e a linha Laika (sedã e perua). No início, de acordo com o Detran-SP, eles fizeram bastante sucesso no mercado nacional.
No entanto, ainda de acordo com o departamento, os carros russos começaram a ficar com má fama no País. Os veículos tinham problemas recorrentes; muitos Niva passaram a receber motor AP, da Volkswagen, para sobreviver.
As importações foram caindo e foram encerradas em 1995. O Lada Niva, no entanto, ganhou uma bela legião de fãs no Brasil. Por aqui, há até clube dedicado ao carro.
Detalhes sobre os carros russos
Bastante robusto, o Lada Niva tinha tração 4×4 e veio com motor 1.6 de 82 cv. O modelo traz dimensões compactas: são apenas 3,72 metros de comprimento, apenas 12 cm a mais que o Fiat 500, por exemplo.
O Niva existe até hoje; a Renault é uma das acionistas da Lada.
O Laika, por sua vez, foi produzido até 2012. O modelo tinha base do Fiat 124. Em outros mercados, recebeu o nome de Riva.
Por fim, a lista de carros russos no Brasil tem o hatch Samara. Ele veio com carrocerias de duas ou quatro portas. Os motores eram 1.3 (65 cv) ou 1.5 (72 cv).