
Antes de utilizar o novo motor turbo em outros modelos, a montadora pretende observar como será a reação do público diante da novidade. A empresa quer ver se os compradores “aceitam” bem a novidade. Os números divulgados pela empresa até agora (105 cv de potência e 16,8 mkgf de torque) são animadores, mas ainda há o risco de os clientes considerarem que motor 1.0 (mesmo turbo) seja pouco para os carros. Boa parte dos compradores no Brasil ainda associam cilindrada com desempenho.
Por isso, a Volkswagen escolheu o pequeno Up! para a estreia da nova tecnologia. A vantagem, nesse caso, é que não há diminuição de cilindrada. O único motor do compacto é o próprio EA 211, só que aspirado. Assim, não há o menor risco de desconfiança.Se o carro mostrar bom desempenho (nas ruas e nas vendas), pode ser o sinal verde para expandir a motorização.
Outro indicativo de que a empresa tem planos de empregar o 1.0 turbo em outros carros (Gol, Fox, Saveiro, etc.) é o fato de que o 1.6 16V de 120 cv está sendo utilizado apenas nas versões mais caras de Fox, Gol e Saveiro. Assim, o 1.0 turbo poderia substituir aos poucos o 1.6 de oito válvulos (104 cv).
Além de ser bem mais moderno (mais leve, potente, econômico, etc.), o 1.0 se beneficiaria por conta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) menor que o do 1.6.