RAFAELA BORGES
O ano que está terminando teve os lançamentos de hatches compactos em destaque na indústria automobilística. Toyota Etios, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix foram alguns dos novos modelos que mais despertaram o interesse do público. Em 2013, será a vez dos sedãs pequenos. Haverá pelo menos três novidades que prometem agitar a categoria.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook:https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
Ainda no primeiro semestre chega a nova geração do Fiesta, que terá versões hatch e sedã. O modelo atualmente vem do México e passará a ser feito em São Bernardo do Campo (SP). Além disso, receberá reestilização e não terá versão 1.0.
O Fiesta Sedan concorrerá diretamente com dois modelos que estão previstos para chegar até o fim do primeiro semestre, as versões de três-volumes de Onix e HB20. O Hyundai terá ainda uma opção com apelo visual fora de estrada.
Batizada de HB20X e mostrada no Salão do Automóvel, no mês passado, a nova versão é uma espécie de CrossFox da marca sul-coreana.
Para o segundo semestre, são esperadas as chegadas de dois sedãs compactos com acabamento mais sofisticado. Da Peugeot, será lançado o 301. E a Volkswagen deve começar a vender o novo Santana. Ambos concorrerão com Fiat Grand Siena, Chevrolet Cobalt e Nissan Versa.
As duas marcas também terão hatches. A VW deve começar a vender o Up em meados do ano. Já o 208, da Peugeot, será lançado no primeiro semestre.
Santana e Up serão produzidos em São Bernardo do Campo (SP). Já 208 e 301 terão linhas de montagem em Porto Real (RJ).
Entre os modelos estrangeiros, os destaques serão os hatches médios. O primeiro a chegar, em maio, deverá ser o novo A3, na versão Sportback (com quatro portas). O modelo virá em duas versões de motor turbo: 1.4 e 1.8 (140 cv e 180 cv, respectivamente). O preço inicial é estimado em torno de R$ 115 mil.
Na mesma época a Volvo pretende começar a vender o V40. A próxima geração do Mercedes-Benz Classe A chega ao mercado em meados de 2013.