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Segredo: BYD prepara sedã e SUV híbridos plug-in para o 2º semestre
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Segredo: BYD prepara sedã e SUV híbridos plug-in para o 2º semestre

Com apenas dois carros elétricos à venda, BYD planeja ampliar gama no Brasil ainda em 2022 com híbridos plug-in que prometem consumo de moto

Diogo de Oliveira

26 de abr, 2022 · 5 minutos de leitura.

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BYD Song Plus
Com até 1.200 km de autonomia combinada, SUV BYD Song Plus vai desafiar o Jeep Compass 4xe
Crédito:BYD/Divulgação

Os carros elétricos, pouco a pouco, tornaram-se realidade no Brasil, mas o segmento de híbridos plug-in ainda tem poucas opções nas lojas. Entretanto, isso vai mudar em breve. Ou melhor, já no início do 2º semestre deste ano. É quando a chinesa BYD pretende lançar seus primeiros híbridos que recarregam em tomadas: o sedã Qin Plus e o SUV Song Plus.

A chinesa está pavimentando sua rede de concessionárias no País e vai para cima do segmento, que promete maior penetração no mercado brasileiro em função dos preços menores (em relação aos elétricos) e da própria infraestrutura no Brasil. Enquanto Han EV e Tan EV custam na faixa de meio milhão, os híbridos plug-in serão mais acessíveis.

BYD Song Plus
BYD/Divulgação

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1.200 km com um tanque

Recentemente, a Jeep lançou o Compass 4xe, seu primeiro híbrido plug-in no País. A versão vem da Itália e se diferencia dos modelos flex e a diesel pelo sistema eletrificado. O SUV oferece 44 km de autonomia com eletricidade e chega a 927 km em modo híbrido. Pois o BYD Song Plus irá um pouco além, com até 1.200 km de autonomia com um tanque de gasolina.

Segundo a marca, o SUV médio roda entre 50 km e 110 km apenas a energia armazenada no pacote de baterias. Pelos dados oficiais da BYD, o consumo é de 22,8 km/l – fica próximo da média de 25,4 km/l feita pelo Compass 4xe no Inmetro. Ou seja, exceto pelo porte maior (4,70 m de comprimento e 574 litros de porta-malas), o Song Plus vem na cola do Jeep.

BYD Song Plus
BYD/Divulgação

Dessa forma, é possível esperar por valores na mesma faixa – o Compass 4xe tem tabela de R$ 350 mil. Sob o capô, o SUV chinês traz um motor 1.5 turbo a gasolina não tão potente, com 110 cv e um torque máximo de 13,8 mkgf. Porém, ele traz outro motor elétrico. Combinados, geram 180 cv e 32,3 kgfm – ou até 198 cv e 33,2 kgfm na versão de topo.



Sedã sem rivais

Enquanto o Song Plus terá adversários de peso, o sedã Qin Plus terá menos concorrentes. Sua mecânica é basicamente a mesma do SUV, porém, com números melhores. O motor 1.5 turbo a gasolina trabalha conectado a outro elétrico. Juntos, geram até 217 cv e 32,3 mkgf de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e 7 marchas.

BYD Qin Plus
BYD/Divulgação

Segundo a BYD, o Qin Plus é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 7,9 segundos. Já a velocidade máxima chega a 189 km/h. Mas o ponto forte do sedã será o alcance. Segundo a montadora chinesa, o modelo é capaz de percorrer até 147 km em modo puramente elétrico, e o consumo médio com gasolina é de impressionantes 26,3 km/l no modo híbrido.

O lançamento de ambos é esperado para agosto. Com a dupla de híbridos recarregáveis em tomadas, a BYD espera por volumes bem maiores que os dos elétricos Han e Tan EV.

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