
A Volkswagen usou o conceito T-Roc no Salão de São Paulo para testar a receptividade de seu próximo projeto para o Brasil – e para o mundo. O crossover do Golf, baseado no protótipo, começa a ser produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, no início de 2017, após o começo da produção nacional do Golf já ter se estabilizado.
O jipinho será mais um a tentar beliscar a liderança no segmento do Ford Ecosport, mas terá versões mais caras, para também tentar pegar compradores de configurações básicas do Hyundai ix35, o outro líder entre os utilitário-esportivos, só que em um patamar acima do Eco.
Os motores que vão equipar o carro serão os mesmos 1.4 Turbo de 140 cv e 2.0 Turbo de 220 cv do Golf, mas o novo crossover terá opção de tração integral 4Motion. No lançamento, o carro só terá a transmissão automatizada DSG de dupla embreagem e seis marchas. Apenas dois meses depois será lançada a versão manual mais barata.
Esse será o primeiro produto da Volkswagen no segmento, desde o surgimento dele no País em 2002, com o modelo da Ford. Além do novo crossover, Tiguan e Touareg vão permenacer no mercado brasileiro.