O Chevrolet Cruze está de mudanças. Não apenas de visual, mas de mecânica e até de endereço.
A segunda geração do modelo passou por uma profunda alteração de estilo. Além disso, cresceu de tamanho, perdeu peso, diminuiu motor e ganhou potência.
Tudo para encarar uma concorrência feroz, representada principalmente pelos japoneses Toyota Corolla e Honda Civic - este, também prestes a mudar no Brasil.
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O novo Cruze tem 6,8 cm a mais no comprimento (4,7 metros) e 1,45 m de altura (2,5 cm mais baixo). Com isso, ganhou visual mais esguio e moderno.
Além disso, o motor será um 1.4 turbo flexível da linha Ecotec, conforme antecipado em junho pelo Jornal do Carro.
Quanto ao endereço, o novo modelo deverá deixar de ser produzido no Brasil. Sua produção na América Latina está prevista para se concentrar no México e na Argentina.
Com isso, a fábrica de São Caetano do Sul, que produz o modelo, ganhará capacidade para expandir a montagem de modelos como Cobalt e Spin, que têm maior volume de vendas.
Embora não haja confirmação oficial, é provável que inicialmente o modelo seja importado do México, e na sequência passe a vir da Argentina.
A decisão de produção do veículo no país vizinho foi tomada em 2012, e a cúpula da companhia batizou o projeto de Fênix. O Cruze será montado na fábrica de Rosário.
Oficialmente, a empresa não divulga informações sobre a data de chegada do Cruze ao Brasil, mas o certo é que ele virá no segundo semestre do ano que vem.
A presença do modelo no Salão do Automóvel está garantida. Mas a chegada às lojas pode variar um pouco. Caso o mercado esteja aquecido (hipótese pouco provável), o carro pode chegar às lojas até um pouco antes da exposição. Caso contrário, o modelo irá para as concessionárias no fim do ano, ou mesmo no início de 2017.