Redação

26/10/2018 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 25/10/2018 | 19:57

Segurança extra aumenta custo de reparos

Estudo americano revelou que sistemas de segurança ativa mais modernos podem elevar significativamente custos de reparos em casos de acidentes

Sistemas mais complexos encarecem reparos, mas custo vale a pena por segurança Crédito: Foto: Volvo/Divulgação

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O conserto de veículos com sistemas de assistência ao motorista, como aviso de partida de faixa, frenagem de emergência automática, câmeras e sensores pode acabar custando o dobro em relação a carros sem eles.

A afirmação foi feita pela Associação de automóveis americanos, a AAA, que concluiu ao analisar carros do ano modelo 2018 com uma grande quantidade de sistemas de assistência de segurança: um Nissan Rogue, Toyota Camry e Ford F-150. Em seguida, encontrou o custo não apenas das peças, mas também os custos para instalar corretamente as peças. Esses dois aspectos são caros porque os componentes têm valor elevado e exigem mais tempo de reparo. Portanto, envolvem mais custos de mão de obra, para que os sensores e as câmeras sejam instalados e calibrados corretamente. Sensores e câmeras custam entre US$ 500 e US$ 2.050 cada.

O valor se mantém no caso de um tipo de sensor, no entanto. Se o carro possuir mais sistemas de segurança, provavelmente terá sensores diferentes nas mesmas áreas, o que eleva ainda mais os custos. Por exemplo, uma leve batida na frente pode danificar os sensores de estacionamento ultrassônicos (US$ 500 a US$ 1.300), além de uma câmera frontal de estacionamento (US$ 500 a US$ 1.100), e de sensores ou radares do controle de cruzeiro adaptativo (US$ 900 a US$ 1.300).

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Vidro mais caro

Outra constatação é que os para-brisas são mais caros para veículos com sensores atrás do vidro. Como a organização explica, os para-brisas precisam atender a padrões mais altos de transparência. Tudo para garantir que as câmeras e os sensores passem por eles corretamente. E, claro, há a possibilidade sempre presente de precisar recalibrar esses componentes em caso de danos. A AAA estimou o custo de reparo de um novo pára-brisa: entre US$ 1.200 e US$ 1.600.

Custo compensa

Apesar de tais sistemas encarecem significativamente reparos no carro, podem de fato ajudar na prevenção de colisões. Por exemplo, o IIHS descobriu que apenas os sistemas de alerta de saída de faixa reduziram em 86% os acidentes fatais em trocas de faixa. Muitos desses sensores também podem ajudar a evitar os dobradores de defensas, como nos estacionamentos. Portanto, os recursos ainda valem a pena, quando se está preparado para o caso de serem danificados.

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