“Estou dirigindo. Para garantir a minha segurança e de todos, respondo em breve”. Esse é um dos recados automáticos disparados pelo “Modo Trânsito”. O sistema é o novo aplicativo para celular lançado no Brasil pela Seguradora Líder, a administradora do seguro obrigatório DPVAT.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
Trata-se de uma ferramenta que bloqueia o recebimento de ligações e mensagens enquanto o usuário dirige e envia recados automáticos ou personalizados a quem tentou contato. O objetivo é evitar o uso do aparelho celular ao volante. Isso vai contribuir para a diminuição de acidentes e mortes no trânsito, mas também reduzir as indenizações pagas pela seguradora. De acordo com a Líder, “de janeiro a junho deste ano, já foram pagas mais de 155 mil indenizações a vítimas de ocorrências em todo o Brasil”.
Celular gera riscos
No país, o uso do celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “condutores que usam o celular enquanto conduzem têm quatro vezes mais chances de se envolver em um acidente do que os condutores que não o fazem”. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica a prática como “infração gravíssima”. Ela gera sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 282,47.
O aplicativo Modo Trânsito já está disponível para download gratuito através da Google Play Store. Inicialmente, funcionará apenas no sistema operacional Android. Em breve será lançada a versão para iOS.
Em uso
O sistema é simples de usar e pede apenas um rápido cadastro. Depois de permitir que o app monitore chamadas e mensagens, o Modo Trânsito responde qualquer SMS ou mensagem de WhatsApp que chegar. A resposta pode ser a padrão do sistema ou personalizada.