O escritor português José Saramago disse certa vez que “nem a juventude sabe o que pode, nem a velhice pode o que sabe”. Ele não se referia aos novos sedãs do mercado, mas existe uma safra de três-volumes que acaba de chegar às autorizadas capaz de fazer bonito. Opções competentes o suficiente para desbancar os líderes Honda Civic e Toyota Corolla, por exemplo.
Entre elas está o campeão deste comparativo, o Nissan Sentra, que em sua versão mais completa, a SL, tem tabela de R$ 71.990. O preço é modesto para o segmento, levando em consideração a quantidade de equipamentos que recheiam esse sedã. O motor 2.0 16V flexível, de 140 cv, com bloco de alumínio, recebeu modificações no cabeçote e nos pistões.
Ele responde bem, mas é limitado pela ação do câmbio. Nessa configuração, uma transmissão do tipo CVT (continuamente variável) é de série. Também modificada, tem 60% de componentes novos.
Para encarar a novidade – que é importada do México -, nada mais justo do que dois carros novos na praça. O argentino Citroën C4 Lounge tem preço de R$ 77.990 na versão Exclusive com câmbio automático e motor 1.6 turbo de 165 cv, movido apenas a gasolina. Já o Ford Focus Sedan, vencedor do nosso último comparativo entre sedãs, mudou de geração e custa salgados R$ 89.990 na opção Titanium, que traz o 2.0 16V flexível com injeção direta de combustível e 178 cv.
Em comum, esses carros têm conforto e muita sobriedade. Tanta que, às vezes, nem parecem ser assim tão jovens. E também a ampla lista de equipamentos. Nesse ponto, o Focus leva vantagem sobre os dois concorrentes. Por isso e pelo desempenho superior, acabou ficando com a segunda posição, deixando o C4 em terceiro.
No Sentra, faz falta o controle eletrônico de estabilidade, disponível nos dois concorrentes. Por outro lado, o Nissan manteve o bem resolvido desenho da cabine da geração anterior, com peças bem acabadas e cores sóbrias, como no C4. Nesse quesito, o Focus leva desvantagem por abusar dos plásticos duros, que acabam deixando sua cabine barulhenta em algumas situações.
CONFORTO
Quem quer sedã, quer espaço. E o Sentra oferece muito: a capacidade do porta-malas é 100 litros superior à do Focus e 55 litros à do C4. Para quem vai atrás, o conforto do Nissan e do Citroën são semelhantes.
No Focus, o espaço é mais escasso. Na comparação com a geração anterior, as acomodações para quem viaja atrás foram sacrificadas. A distância entre-eixos foi reduzida em seis centímetros. O aperto ficou bem maior.
1º NISSAN SENTRA SL
Preço sugerido: 71.990
Motor: 2.0, 4 cil., 16V; flexível
Potência: 140 cv a 5.100 rpm
Torque: 20 mkgf a 4.800 rpm
Câmbio: CVT
Entre-eixos: 2,7 metros
Porta-malas: 503 litros
2º FORD FOCUS SEDAN TITANIUM
Preço sugerido: R$ 89.990
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, flexível
Potência: 178 cv a 6.500 rpm (etanol)
Torque: 22,5 mkgf a 4.500 rpm (etanol)
Câmbio: Automatizada, seis marchas
Entre-eixos: 2,64 metros
Porta-malas: 421 litros
3º CITROËN C4 LOUNGE
Preço sugerido: R$ 77.990
Motor: 1.6 turbo, 4 cil., 16V, gasolina
Potência: 165 cv a 6.500 rpm
Torque: 24,5 mkgf a 1.400 rpm
Câmbio: Automático, seis marchas
Entre-eixos: 2,7 metros
Porta-malas: 450 litros