17/10/2012 - 4 minutos de leitura.

Serviço: Alternador é a origem da energia

Reparar a peça, que gera a eletricidade enviada à bateria, parte de R$ 90. Danos são geralmente causados pela instalação de acessórios como módulo de som e faróis de xenônio

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

BELISA FRANGIONE

O alternador serve para suprir a demanda de eletricidade do veículo. O dispositivo, que é ligado ao motor por meio de uma correia, produz a corrente que será enviada à bateria. Falhas no funcionamento podem provocar desde uma pane elétrica, com a consequente parada total do carro, ao travamento do ABS. Nas oficinas consultadas, o reparo do sistema parte de R$ 90.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Continua depois do anúncio

“Basicamente, o alternador transforma energia mecânica em energia elétrica”, diz o analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), Gerson Burin.

O conjunto é formado por rotor, estator com rolamento, bobina, diodos e regulador de tensão (também chamado de regulador de voltagem). Entre os fatores que causam danos está a instalação de acessórios que exijam eletricidade acima da capacidade dimensionada do sistema, como módulos de som e faróis de xenônio, por exemplo.

“Antes de colocar um equipamento que não seja original do carro, também é preciso verificar as condições da bateria. O eletricista pode checar a quantidade exata de carga elétrica que será necessária”, recomenda o diretor do Sindirepa-SP, o sindicato das reparadoras, Antônio Gaspar de Oliveira.


“É possível reparar o alternador trocando apenas as peças desgastadas” explica o consultor da Oficina Brasil, Antônio Cesar. “A troca de todo o conjunto só é recomendada se, por exemplo, a carcaça estiver danificada, como ocorre após uma colisão.”

Como a luz no painel que indica defeito no alternador serve também para alertar sobre defeitos na bateria, é comum haver confusão sobre a causa do problema. “Não são raros os casos em que a pessoa troca a bateria e o problema era outro”, afirma Denis Marum, da Chevy (3875-7099), na zona oeste. Na oficina, a troca dos rolamento parte de R$ 90. Trocar todo o conjunto custa cerca de R$ 400.

Outro defeito frequente é no regulador de tensão. “Quando o problema é nessa peça, o sistema se sobrecarrega e as lâmpadas começam a queimar”, diz Sérgio Torigoe, da Auto Elétrica Torigoe (2097-8440), na zona leste. Ele cobra a partir de R$ 180 para trocar esse dispositivo.


Notícias relacionadas

Notícias

Como é a Chevrolet S10 W/T, nova versão de entrada da picape

Notícias

Renault Kardian Techno está disponível para clientes PCD; veja preço 

Notícias

BYD Shark ou Ford Ranger V6? Veja qual se destaca pela ficha técnica

Mercado

Ex-chefe de engenharia da GM elogia eficiência do BYD Dolphin Mini: ‘ameaça real’

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 75.990 (à vista) com seu usado na troca.

Hyundai New HB20 Comfort Plus

De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00 OU o Taxa 0,79%, com 40% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Action 1.6

A partir de R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0%

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Comfort Plus MT 24/25 De R$ 95.590 por R$ 91.590

Hyundai New HB20S Comfort Plus

De R$ 95.590,00 por R$ 88.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus MT

VER TODAS AS OFERTAS