Motor V8 do Shelby GT500 tem potência equivalente a nove Ford Ka
Com 770 cv e 86,4 mkgf, Shelby GT500 é o Ford mais potente já produzido para as ruas
Por
Redação
08 de ago, 2019 ·
4m de leitura.
A Ford demorou quase uma gestação, mas, após oito meses do lançamento, finalmente confirmou os dados finais do Shelby GT500. O modelo foi apresentado pela primeira vez no Salão de Detroit deste ano, em janeiro, nos Estados Unidos.
O motor V8 5.2 com compressor mecânico (supercharged) vai entregar 770 cv e 86,4 mkgf. Isso é o equivalente à potência de nove unidades do Ford Ka 1.0, que tem até 85 cv. O torque equivale a oito vezes os 10,7 mkgf do compacto feito na Bahia.
Esse propulsor foi trabalhado para redução de atrito e peso, com novas camisas de pistão, cabeçote de alumínio e bielas forjadas maiores. O sistema de lubrificação e os dutos de resfriamento também foram melhorados. Isso para atender à maior necessidade de troca de calor.
A Ford também reforçou as informações que foram divulgadas anteriormente, como a primeira transmissão automatizada de duas embreagens e sete marchas fornecida pela Tremec. Com esse conjunto, o Shelby GT500 pode acelerar de 0 a 160 km/h e voltar à imobilidade em 10,6 segundos.
O esportivo tem os cinco modos de condução do Mustang “convencional”: normal, chuva, esporte, arrancada e pista. Outro item que foi mantido é o sistema Line-Lock, que trava as rodas dianteiras para facilitar um burnout (“frita” os pneus traseiros sem sair do lugar).
Em relação ao Mustang vendido no Brasil, o Shelby GT500 recebeu novos ajustes de suspensão e caixa de direção com assistência elétrica e geometria das rodas revisadas. Os amortecedores adaptativos MagneRide recebem novas molas. Os freios são da Brembo com discos de 420 mm e pinças de seis pistões.
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
2/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
3/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
4/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
5/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
6/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
7/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
8/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
9/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
10/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
11/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
12/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
13/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
14/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
15/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
16/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
17/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
18/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
19/19
É o Mustang mais potente já produzido pela Ford
Motor V8 5.2 ganhou um supercharger maior, de 2,65 litros e uma série de melhorias para superar os 700 cv
PACOTES PARA O SHELBY GT500
A Ford Performance, divisão esportiva da companhia, divulgou ainda que dois kits de desempenho serão oferecidos para o Shelby GT500. O “Handling Pack” e o “Carbon Fiber Pack”. O primeiro tem suportes com ajuste de câmber para as rodas e um spoiler ‘Gurney’ (em alusão ao piloto Dan Gurney, que correu de GT40 e Cobra Daytona GT).
O segundo pacote oferece rodas de fibra de carbono de 20 polegadas, um spoiler dianteiro mais agressivo e o aerofólio ajustável inspirado no Mustang GT4 (de competição). Há a opção de remoção do banco traseiro e de substituição dos pneus Michelin Pilot Sport 4S pelos Pilot Sport Cup2 – que prometem maior grip. Segundo a Ford, com esse conjunto, o GT500 produz maior pressão aerodinâmica que o superesportivo Ford GT.