A empresa holandesa NewMotion, proprietária de uma das maiores redes de recarga para carros elétricos da Europa, foi comprada pela petroleira Shell. Foi o primeiro negócio da companhia no setor de mobilidade elétrica.
Mesmo com a compra, a NewMotion, que possui mais de 30 mil postos de recarga na lado ocidental do Velho Continente, continuará com operações próprias. Ela vai desenvolver novos pontos de recarga rápida para todos os postos.
“São produtos complementares. Um é para carga rápida em postos, e outro é visa cargas em um ritmo mais lento, nos locais de trabalho ou em casa. Neste estágio, não há planos para integrar os dois”, disse o vice-presidente de novos combustíveis da Shell, Matthew Tipper para a agência de notícias Reuters.
Com a aquisição da empresa, a Shell pretende instalar pontos de recarga elétrica em seus postos na Grã-Bretanha, Holanda, Noruega e Filipinas. A estimativa é de que, nas próximas décadas, haja um aumento na demanda por carros movidos pela eletricidade.
De acordo com o Banco Morgan Stanley, a expectativa é de que 2030, a Europa Ocidental necessite de 1 milhão até 3 milhões de pontos públicos de recarga, ante os 100 mil existentes atualmente.
Fundada em 2009, a NewMotion tem mais de 100 mil usuários cadastrados em seus serviços no Velho Continente. Além disso, a empresa possui parceria com outras 50 mil estações de recarga.